×
Loading ...

Como medir a discrepância no comprimento das pernas

Atualizado em 23 março, 2017

Fala-se em discrepância no comprimento das pernas quando suas pernas têm tamanhos diferentes. Muitas pessoas possuem discrepâncias de menos de 1 cm, e estas são tão pequenas que geralmente passam despercebidas. No entanto, diferenças maiores podem significar problemas, que felizmente podem ser resolvidos com uma certa facilidade uma vez que o diagnóstico é feito.

Há dois tipos de discrepâncias no comprimento das pernas: funcional e anatômica. A primeira é quando as pernas não são de tamanhos diferentes, mas parecem assim por causa da forma em que o paciente equilibra seu próprio peso. A segunda é quando as pernas são realmente de tamanhos diferentes.

Instruções

Discrepâncias no comprimento das pernas não são difíceis de corrigir na maior parte dos casos (legs image by Leticia Wilson from Fotolia.com)

    Anatômica

  1. Meça uma perna desde o osso do quadril até a canela enquanto ela está completamente estendida. Isto irá garantir que os ossos principais envolvidos em uma eventual discrepância estejam incluídos.

    Loading...
  2. Meça a outra perna da mesma forma.

  3. Compare seus resultados. Se forem dramaticamente diferentes, consulte um médico para confirmar o diagnóstico e discutir suas opções.

  4. Um raio X das pernas (com um médico ou radiologista) pode ser feito para ter uma idéia melhor sobre o comprimento dos ossos.

    Funcional

  1. Fique de pé, com seus pés ligeiramente distantes um do outro.

  2. Peça a um amigo ou parente para checar os arcos dos seus pés para ver se possui tendência normal ou assimétrica.

  3. Coloque suas mãos em ambos os lados da pélvis (osso do quadril) para ver se ele está alinhado corretamente ou se um lado está mais alto do que o outro.

  4. Peça a um amigo para fazer a mesma verificação na sua escápula (ossos do ombro) para ver se estão alinhados. Se você tiver discrepância funcional no tamanho da perna, eles não estarão.

  5. Visite um médico independentemente dos resultados; nem você, nem seu amigo são médicos profissionais treinados e este é só um guia de passos gerais.

Loading...

Aviso

  • Se você suspeita que tenha discrepância no tamanho das pernas, provavelmente deve ir a um médico.

Referências

Loading ...
Loading ...