Como medir o raio de curvatura de um tubo
Os cálculos e a ciência das especificações para a curvatura segura de um tubo podem ser complicados. A espessura do tubo, a flexibilidade do material, o ângulo da curvatura necessária e outros fatores são todos considerados. Felizmente, para aqueles que precisam medir o raio de um tubo que já foi dobrado, o processo é muito mais simples.
Step 1
Meça a circunferência da curvatura do tubo com uma fita métrica. Para fazer isso, pressione a fita contra a superfície interior do tubo. Em seguida, passe a fita a partir do ponto onde a curva começa em uma extremidade reta do tubo, até o ponto onde a curva termina, do outro lado da dobra. Veja a linha em azul no gráfico.
Step 2
Multiplique a medida da circunferência do Passo 1 acima por 2. Isto é para uma curva de 180 graus, como mostrado no gráfico. Para uma curva de 90 graus, multiplique por quatro neste ponto.
Step 3
Pegue o resultado do cálculo no Passo 2 e chame este valor de "C".
Step 4
Utilize a seguinte equação para calcular o raio de curvatura do tubo (R): R = C/2(pi) Onde pi = 3.14
Step 5
Por exemplo, se a sua medida do Passo 1 foi de 100 cm, e o tubo foi dobrado a 180 graus, como mostrado: C = 2*100 = 200 cm R = 200/2(3.14) = 31.85 cm
Sobre o Autor
Anthony Smith began writing for Demand Studios in May of 2009 and has since written over 1400 articles for them. He also writes for "The College Baseball Newsletter." He attended the University of New Mexico, and has more than 25 years of experience in the business world.