×
Loading ...

O que é melhor: um aquecedor por infravermelho ou a óleo?

Na potência máxima de 1500 W, aquecedores a óleo ou infravermelho podem cobrir uma área bem isolada de até 14 m², de acordo com Soleous Air. Os usuários do aquecimento os diferencia em termos de conforto e alguns tipos de aquecedores fazem os cômodos parecerem mais quentes. O aumento do nível de conforto com o infravermelho pode reduzir o total de energia usado em casa. Os radiadores elétricos a óleo também podem funcionar bem em alguns casos.

Os aquecedores a óleo funcionam bem em cômodos pequenos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mecanismos de aquecimento

Os aquecedores elétricos a óleo aquecem um radiador com um dispositivo de aquecimento protegido imerso no óleo do radiador. À medida que o óleo se expande através da tubulação e das barbatanas, o ar do cômodo que passa por entre as barbatanas se aquece. Os aquecedores por infravermelho radiam o calor como luz infravermelha, refletida de um elemento de quarto quente, uma chama intensa ou, em aquecedores modernos, um dispositivo converte a eletricidade em luz infravermelha. Os novos tipos de aquecedores por infravermelho geram tanto calor convectivo, que aquece o ar do cômodo, quanto calor radiante, que aquece os objetos. Esses equipamentos usam painéis de mica térmica e produzem 80% de calor radiante e apenas 20% de calor convectivo.

Loading...

Aquecedores a óleo

Os aquecedores a óleo aquecem lentamente, mas o reservatório de óleo oferece um calor duradouro mesmo quando o aquecedor se desliga. Em espaços pequenos, eles aquecem o ar sensivelmente. Em cômodos mais amplos, sua potência de 1500 W pode não fazer uma diferença perceptível. Esses aquecedores esquentam o espaço aquecendo diretamente o ar do local. Eles protegem, de maneira eficaz, as despensas de congelarem, mas oferecem pouco conforto. Devido ao pouco calor gerado, os usuários podem não notar que o ambiente aquecido desacelera a perda de calor corporal. O único local que parece quente é próximo ao radiador.

Aquecedores por infravermelho

A luz infravermelha radiada dos aquecedores faz o ambiente parecer quente. O infravermelho aquece os objetos do cômodo, em vez do ar. Os objetos aquecidos distribuem a energia homogeneamente através do espaço e gradualmente aquecem o ar. A energia gasta pelo aquecedor permanece em 1500 W ou menos, mas o calor oferecido por ele é mais sensível pelos usuários. Um alto nível de conforto reduz o tempo que o aparelho é usado e economiza energia. Os aquecedores por infravermelho fornecem calor assim que são ligados, mas os efeitos desaparecem quando os usuários saem do feixe.

Melhor aquecedor

No quesito conforto pessoal, os aquecedores por infravermelho funcionam melhor que os a óleo. Em um ambiente aquecido por convecção, você se aquece através da geração de mais calor corporal. Se o aquecedor aumenta a temperatura em alguns graus, você se aquece com menos esforço. Em um cômodo aquecido por radiação infravermelha, o aquecedor aquece a sua pele e as suas roupas. A sensação aumentada de calor reduz a demanda de temperaturas mais altas e reduz os gastos com energia. Nem todos os aquecedores por infravermelho funcionam a partir do princípio de radiação. Algumas versões aquecem com elementos de infravermelho protegidos, que aquecem o cômodo por convecção, não com o calor por radiação reconfortante.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...