×
Loading ...

O melhor jeito de restaurar moedas manchadas e sujas segundo os colecionadores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como um colecionador de moeda, você deve manter mantê-las em seu estado manchado original; tentar remover essas manchas reduz o valor da moeda em 50 por cento ou mais. As moedas mancham por um processo natural que ocorre ao longo do tempo, também chamado "oxidação". A oxidação pode realmente aumentar o valor de suas moedas, já que ela dá a prova de que a moeda não foi adulterada. Tirar a sujeira delas requer um manuseio cuidadoso para evitar a destruição do acabamento com a solução de limpeza. Você só deve limpá-las de forma segura para remover sujeira e encardidos se elas não forem muito caras.

Instruções

Deixe as manchas em todas as suas moedas, já que elas aumentam seu valor (old roman coin 2 image by Kostyantyn Ivanyshen from Fotolia.com)

    Como fazer

  1. Misture água de torneira e sabão neutro em uma tigela ou azeite de oliva, o suficiente para cobrir as moedas.

    Loading...
  2. Coloque suas moedas na solução de água com sabão ou no azeite por alguns dias. Não tente esfregar a sujeira das moedas ou mexer nelas -- apenas deixe-as submersas na água ou no azeite. Isso ajuda a desprender a sujeira.

  3. Enxágue as moedas completamente com água da torneira. Não as esfregue, apenas enxágue a sujeira solta e o encardido.

  4. Coloque as moedas lavadas em um pano macio e limpo, e deixe-as secar naturalmente. Nunca esfregue ou seque as moedas com nenhum tipo de pano ou papel. Até um pano macio pode riscar a superfície, reduzindo o valor das moedas. Você também pode usar ar comprimido, geralmente utilizado para limpar eletrônicos como teclados, para secar de forma segura suas moedas.

Loading...

Dicas

  • Para limpar de forma segura suas moedas mais rapidamente, use limpadores de moedas comerciais cuidadosamente para soltar a sujeira e as substâncias externas de suas moedas.
  • Compre o ar comprimido em uma loja de materiais de escritório ou online.

O que você precisa

  • Moedas
  • Tigela de plástico
  • Água com sabão
  • Azeite de oliva (opcional)
  • Pano macio
  • Ar comprimido (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...