×
Loading ...

A melhor maneira de afiar facas de aço de carbono

As facas de aço inoxidável para uso geral são apropriadas para uso caseiro, mas chefs profissionais e cozinheiros amadores preferem facas de alta performance, ou as facas de aço de carbono super afiadas. As facas de aço inoxidável são muito boas, mas as de aço de carbono deixarão seu trabalho mais preciso. Antes de comprar a sua, esteja ciente de que facas mais profissionais precisam de um cuidado mais especial.

Facas de alta precisão são boas para uso profissional (Burke/Triolo Productions/Photodisc/Getty Images)

Pedra-sabão japonesa

As pedras-sabão japonesas são consideradas uma das melhores ferramentas para afiar facas de aço de carbono. Elas podem ser caras e difíceis de encontrar, mas são as que deixam a lâmina mais afiada. As partículas finas devem ser lubrificadas com água antes de usadas, de modo a evitar danos à pedra. Elas estão disponíveis em uma grande variedade de tipo de grãos; quanto mais fino esse grão for, mais afiada será a lâmina.

Loading...

Pedras sintéticas

As pedras-sabão reconstruídas são outra opção amplamente disponível e seus grãos finos também deixam a lâmina bastante afiada. Outras opções incluem pedras sintéticas feitas de óxido de alumínio e pedras de diamante que incorporam na pedra partículas feitas por mãos humanas de modo a ajudar na afiação do aço. Assim como as pedras-sabão japonesas, esses abrasivos são encontrados nas formas superfina, fina, média ou áspera, o que produzirá resultados diferentes dependendo da espessura da faca e do grau de afiação desejados. Algumas pedras devem ser lubrificadas com água, outras com óleo. Tenha certeza de ter lido as instruções do fabricante para evitar danificar a pedra.

Coisas a considerar

É necessário habilidade e prática para usar pedras de afiar facas, mas elas devem ser usadas regularmente para manter o fio da faca. Nem todas as facas precisam ter a lâmina bem afiada, pois isso dependerá do uso que será dado a elas. Por exemplo, comidas duras como vegetais crus que serão cortados precisam de um grau de afiação diferente das comidas que possuem texturas mais macias. A maciez da lâmina de uma faca de aço de carbono faz com que ela perca o fio mais rapidamente do que o da lâmina de aço inoxidável. Essas facas requerem cuidado constante, uma vez que elas são propensas a manchas, ferrugem e corrosão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...