×
Loading ...

Qual o melhor material de calafetação das juntas de dilatação vertical de alvenaria?

A alvenaria é usada há milhares de anos como um método de construção. Esse sistema utiliza peças individuais unidas por argamassa para formar uma parede. Essas peças individuais podem ser de vários materiais, como concreto, tijolo, pedra e vidro. A resistência da parede depende do tipo de argamassa e da qualidade da montagem.

Juntas de controle de alvenaria são importantes em grandes camadas da parede (Brick image by Luke Haverkamp from Fotolia.com)

Dilatação da parede de alvenaria

As paredes de alvenaria dilatam e contraem dependendo da temperatura e teor de umidade. Como quase todos os elementos do planeta, elas dilatarão com o aumento e contrairão com a queda da temperatura. A umidade terá o mesmo efeito sobre essas paredes. Quanto mais umidade presente, mas ela dilatará.

Loading...

Juntas de controle de dilatação

Para controlar a dilatação e proteger a estrutura da parede de rachar sob pressão, os construtores instalam juntas de controle vertical em locais específicos. Elas absorverão a pressão criada pela dilatação, dando à parede de alvenaria espaço flexível para dilatar.

Tipos de calafetagem

Há várias opções de calafetagem exterior que funcionarão em alvenaria. As características mais importantes são o tipo de exterior, a capacidade adesiva e a flexibilidade. Embora quase toda calafetagem exterior funcione para essa aplicação, o poliuretano é o mais usado por ser superior à calafetagem de látex e silicone nessas características.

Aplicação

As juntas de controle são preenchidas com a colocação de uma haste de espuma de poliuretano na fenda para fornecer suporte para a calafetagem. Em seguida, aplica-se a quantidade necessária de calafetagem em cima da haste de espuma. O melhor é preencher a fenda em uma única aplicação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...