×
Loading ...

Os melhores revestimentos para o piso de um barco

Caso você esteja com vontade de exibir seu barco ou apenas queira mudar o visual, existem diversas "boas opções" para revestir o piso da sua embarcação. Recobrir o convés com madeira, pintar um de fibra de vidro com tinta antiderrapante, cobrir com uma lona pintada, aumentando a vida útil, ou instalando um piso de vinil como alternativa mais barata -- todas as opções apresentam pontos positivos e negativos.

O convés de madeira do U.S.S. Missouri já foi revestido com linóleo cinza (U.S. Navy/Getty Images News/Getty Images)

Vinil ou linóleo

Vinil é ubíquo. É usado para revestir pisos em embarcações ou em terra firme. Linóleo, primo mais velho do vinil, serve como revestimento do convés de encouraçados. A aplicação de ambos é relativamente simples. Vinil é impermeável, pode ser lavado com água e sabão e aguenta bastante uso. Não suporta bem queimaduras, mas o dano acaba sendo mais visual do que estrutural. O único problema é que deve ser instalado com uma cola adesiva feita especialmente para o ambiente marinho e, a não ser que deseje uma instalação permanente, onde o vinil adira diretamente ao convés do seu barco, você precisará instalar um contrapiso de compensado, e só depois assentar o revestimento de vinil.

Loading...

Madeira

Embora um convés de madeira possa garantir um visual "náutico" à sua embarcação, que pode durar dois séculos, se for bem cuidado, também requer bastante trabalho e manutenção constante. Água, seu maior inimigo, atravessa as menores frestas possível no calafetagem, procurando -- como a água faz -- o nível mais baixo do convés. Assim que conseguir alcançar o fundo, irá começar a causar putrefação. Manter a água na superfície do convés de madeira e não deixar que penetre entre as juntas do piso, significa fazer aplicações constantes de calafetagem, conforme as juntas forem se movendo e mudando de tamanho (que depende de quão molhadas as placas ficam).

Lona

Lona pintada, colada no convés, seja ele de madeira, fibra de vidro ou aço, age como a capa da sua poltrona favorita. Mantém o convés protegido por baixo, seco e seguro, desde que a superfície abaixo seja adequadamente preparada antes da instalação, com furos de drenagem, torrões consertados e aberturas calafetadas. O problema é que, como o vinil, a lona deve ser colada na superfície do convés, ou presa às folhas de compensado. Caso seja diretamente colada, como uma cola adesiva adequada para ambientes marinhos, a única maneira para remover a lona será usando uma lixadeira elétrica para raspar tudo.

Tintas especiais

Tintas especiais, com propriedades antiaderentes, são as opções menos invasivas, pois não precisam ser fixadas a nada no seu convés. É só pintar. Também é a opção mais invasiva, exatamente porque é pintada. A única maneira de retira-la é usando um removedor de tinta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...