×
Loading ...

Como usar a metodologia 9-Box Grid

Um 9-Box Grid, também chamado de matriz de desempenho e de potencial, é uma metodologia usada por gestores para identificar indivíduos de alto desempenho que tem potencial para uma promoção. Este método é frequentemente usado em planejamento de sucessão, o que é determinante para saber a quem promover quando um administrador/executivo desocupar um cargo.

A 9-box Grid deve acompanhar um processo contínuo de revisão do funcionário.

Instruções

Revisão do funcionário (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Crie uma grade. Isso pode ser feito em papel, no Excel, PowerPoint ou usando outra ferramenta. Ela deve ter três linhas e três colunas.

    Nomeie as linhas de cima para baixo: A-Alto, B-Médio e C-Baixo. Nomeie as colunas da esquerda para a direita: 1-Abaixo, 2-Atendendo e 3-Superando.

    Loading...
  2. Revise o desempenho do funcionário, olhe tanto para a forma como ele está fazendo seu trabalho atual quanto para seu potencial para avançar. Este passo precisa ser realizado para cada empregado que você deseja inserir na grade.

  3. Coloque cada funcionário na seção apropriada da grade.

    As linhas significam o potencial de um indivíduo de ser promovido. As colunas representam o quanto o funcionário está atendendo às expectativas em sua atual função, logo, classifique-o em abaixo, atendendo ou superando.

    Um empregado que está superando as expectativas em sua atual posição e tem um alto potencial seria colocado em A3 na grade. Já aquele que está abaixo das expectativas e tem baixo potencial iria para a parte inferior da grade, em A1.

    A grade permite que uma organização foque em empregados no quadrante superior, tendo assim o intuito de facilitar o planejamento de sucessão.

Loading...

Dicas

  • Esta metodologia serve para avaliar o desempenho e potencial atual. Um funcionário poderia estar superando as expectativas, mas não possuir as competências ou o desejo de mover-se para a uma posição de liderança ou administrativa. Também pode ocorrer o inverso.

O que você precisa

  • Revisões do funcionário

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...