Como fazer um microscópio caseiro

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Microscópios permitem a você ampliar coisas que você não veria a olho nu. Eles são acessórios científicos e ajudam na investigação de pequenos objetos. Você pode fazer seu próprio microscópio portátil que pode ser usado em qualquer lugar. Ele pode ser pequeno ou grande, e feito sob medida de acordo com as suas preferências.

Passo a Passo

Passo 1

Corte e retire o fundo da garrafa e faça um buraco quadrado ao lado, na parte de baixo da garrafa, para permitir a entrada de luz.

Passo 2

Coloque um espelho na garrafa apoiado contra o lado dela, de modo que ele possa girar. Corte um buraco na tampa da garrafa permitindo que a luz bata no espelho.

Passo 3

Para fazer a lente, segure a fibra de vidro sobre uma chama até se formar uma esfera de vidro. Tire a fibra de vidro da chama e destaque a esfera. Certifique-se de deixar um fio ligado à esfera de vidro para que você possa segurá-la mais tarde.

Passo 4

Faça um pequeno buraco no meio do cartão redondo. Isso pode ser feito utilizando uma agulha. Empurre o fio ligado à pequena esfera através do orifício na placa até que esta fique ajustada firmemente no furo. Verifique se a lente está limpa antes de fazer isso. Use um pouco de cola na parte do fio mais distante da esfera para mantê-la no lugar.

Passo 5

Faça mais esferas sobre a chama e também passe o fio preso à elas pelo orifício. Crie um suporte para permitir que o cartão possa se encaixar em cima da garrafa com liberdade de girar, usando uma vara feita de papel cartão, conectada ao lado da garrafa. Coloque o cartão sobre a parte de cima da garrafa e o item que deseja ampliar entre o cartão e a tampa da garrafa.

Mais recentes

×