×
Loading ...

Por que minha tomada solta faíscas?

As tomadas em casa oferecem aos aparelhos um lugar para se ligar e receber eletricidade. Embora existam algumas razões para as tomadas soltarem faíscas, nenhuma delas representa uma coisa boa. Esses problemas geralmente são causados por calor em excesso dentro da tomada. Esse calor pode levar a um incêndio elétrico. Seja qual for a razão por trás do problema, chame um eletricista para resolvê-lo o mais rápido possível.

Tomadas com faísca representam perigo para sua casa e família (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fiação exposta

Se uma tomada sofre com o calor em excesso, os fios dentro dela podem ter seu isolamento de proteção derretido. Os fios expostos, então, podem encostar na caixa metálica da tomada ou em outros circuitos, criando faíscas ou resultando em um curto-circuito. Embora o site "KeepAustinWired.com" afirme que curto-circuitos geralmente fazem o disjuntor remover a eletricidade daquela tomada, uma fiação defeituosa pode impedir que esse processo ocorra, levando a faíscas e até a um incêndio elétrico.

Loading...

Tomadas sobrecarregadas

A maioria das tomadas de uma casa provavelmente tem duas entradas para ligar os aparelhos. Usando um adaptador para converter uma das entradas em duas ou três pode causar instabilidade na tomada, uma vez que a mesma está recebendo mais ligações do que comporta. Isso pode aquecer os fios e a tomada e gerar faíscas. Uma maneira segura de ligar vários aparelhos em uma tomada é usar um dispositivo com muitas entradas, mas onde apenas uma se conecta à tomada na parede. Eles só protegerão a casa se a tomada for aterrada, o que significa que ela terá três buracos ao invés de dois.

Fiação inadequada

Contatos internos da tomada fracos ou fios do terminal soltos podem acarretar em faíscas. A tomada pode faiscar mesmo sem aparelhos ligados a ela, pois a eletricidade continua passando por ali. Com esse problema, a tomada pode ficar quente ao se tocar. Se isso acontecer, desligue os aparelhos antes de retirá-los da tomada.

Considerações

As faíscas nem sempre serão visíveis, elas podem acontecer dentro da tomada conectada à parede. Se os fusíveis se queimam com frequência ou o disjuntor se desliga regularmente, isso pode ser um sinal de calor interno, e potencialmente, de faíscas. Se elas ocorrem quando se liga ou desliga algo da tomada, evite usá-la até que seja consertada, pois cabos soltos podem deslizar e causar faíscas. Preste atenção aos aparelhos e procure por interrupções de energia, como uma lâmpada piscando. Além de resolver o problema, peça ao eletricista para adaptar toda a casa às normas de segurança para evitar problemas futuros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...