Uma mistura de vinagre e água sanitária mata mofo?
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
O vinagre é um assassino eficaz de mofo, assim como a água sanitária. No entanto, estes dois produtos químicos devem ser usados separadamente para tirar o bolor das superfícies. Se forem misturados, o resultado será perigoso para a sua saúde, em vez de um removedor de mofo mais eficaz. Tenha certeza de usar o vinagre e a água sanitária de maneira correta para acabar com o bolor.
Perigos
Se dois produtos químicos separados são eficazes na eliminação do crescimento de fungos, o pressuposto natural é que a mistura deles crie um "super" produto que junta as forças de ambos. Misturá-los produz reações químicas e, no caso da água sanitária e do vinagre, libera gases tóxicos perigosos. Esta ameaça à saúde supera os eventuais efeitos que pode causar no mofo. Se você optar por usar o vinagre e a água sanitária para matar o bolor, use um de cada vez.
Usando vinagre
Por causa dos gases da água sanitária, o vinagre sozinho é frequentemente utilizado como uma alternativa natural para remover o mofo. Misture uma quantidade igual de água e vinagre em um borrifador e pulverize no bolor. Para um tipo mais difícil de tirar, borrife ou derrame vinagre diretamente sobre o mofo, sem dilui-lo. Deixe agir na superfície por algumas horas antes de enxaguar com água limpa.
Usando água sanitária
Se você optar por usar água sanitária como forma de se livrar do mofo, dilua-a na água. A quantidade adequada de água sanitária não é mais que um copo misturado com 4,5 litros de água limpa. Esfregue esta solução em superfícies duras mofadas com uma escova dura. Após esperar de 15 a 20 minutos para a mistura limpar e desinfetar, aplique a solução novamente na área. Lave-a com uma toalha umedecida com água e deixe secar completamente.
Considerações de segurança
Ao limpar mofo, especialmente quando se utiliza água sanitária, tome as medidas certas para sua segurança. Use óculos, luvas e uma máscara para protegê-lo. Deixe o ar fresco circular dentro da sala abrindo uma porta ou janela. Após a limpeza do mofo, impeça-o de aparecer de novo consertando qualquer vazamento, mantendo o nível certo de umidade e a ventilação interna adequada.
Referências
Sobre o Autor
Christopher John has been a freelance journalist since 2003. He has written for regional newspapers such as "The Metro Forum" and the "West Tennessee Examiner." John has a Bachelor of Arts in journalism from Memphis State University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images