×
Loading ...

Como fazer um misturador de tintas caseiro

Os misturadores de tinta podem ser usados para combinar duas ou mais cores de tinta de maneira uniforme, para uma mistura mais fina na pintura e para homogeneizar as tintas que foram deixadas paradas. Usando peças de reposição você pode construir um misturador de tinta caseiro.

Misturadores de tinta podem ser usados para misturar diferentes cores (tourbillon bleu image by KiWiE from Fotolia.com)

Misturadores de tinta grandes

Os misturadores grandes de tinta são bons para galões do porte de pintura de casa. Você pode fazer esse tipo de misturador a partir de um compressor de ar usado. Retire o pistão do compressor de ar e o substitua por uma haste de madeira ligada a uma plataforma, para que as latas estejam seguras. Quando o compressor é ligado, a plataforma se move rapidamente para cima e para baixo, misturando a tinta.

Loading...

Misturadores pequenos

Você pode fazer misturadores de tinta menores usando um motor elétrico. Um recipiente é fixado a uma manivela (uma engrenagem ou um conector especial em formato oval), que por sua vez está ligada ao veio de accionamento do motor. À medida que o motor roda, a manivela move o recipiente rapidamente para cima e para baixo. A garrafa ou lata de tinta é colocada dentro do recipiente e as vibrações do motor agitam a tinta para misturá-la.

Dicas de como encontrar motores elétricos

Muitos dispositivos domésticos têm motores elétricos que podem ser removidos e reutilizados em misturadores de tinta. Exemplos incluem cortadores de cabelo, pequenos ventiladores e alguns brinquedos motorizados. Um carro de brinquedo descartado, por exemplo, pode ter as suas rodas removidas e uma manivela ligada ao veio de acionamento do motor pode, em seguida, agitar um recipiente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...