×
Loading ...

Como modelar um cavalo de argila

A escultura com argila pode ser um simples passatempo agradável para alguns ou até uma profissão séria para outros. A arte é flexível e pode ser realizada por qualquer pessoa, sem gastar muito dinheiro. Para os amantes de animais ou amantes de cavalo, em particular, estatuetas de cavalo em argila são um bom tema para esculturas. Fazer um cavalo realista de argila pode exigir prática, mas, com paciência, você aperfeiçoará sua técnica e fará esculturas das quais se orgulhará.

Instruções

Você pode fazer um cavalo de barro bem elaborado (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Divida a argila em partes. A quantidade de argila necessária dependerá do tamanho da escultura a ser feita. Tome uma parte da argila e forme o corpo do cavalo com as mãos, usando os polegares e os dedos para moldá-la. Trabalhe a argila para começar a formar o pescoço do cavalo. Quando terminar esta seção, você deve ter uma representação aproximada do corpo e do pescoço do cavalo.

    Loading...
  2. Enrole quatro pedaços de argila para formar as pernas. Coloque-as de lado e pegue mais um pedaço de argila para criar a forma da cabeça e as orelhas do seu cavalo. Esta será uma representação aproximada, pois poderá refinar as formas quanto todas as partes estiverem juntas. Pegue uma terceira peça de argila e trabalhe-a com os dedos, para modelar a forma aproximada de uma cauda.

  3. Monte todas as peças, pressionando as pernas no corpo e prendendo a cabeça no pescoço. Mergulhe o dedo em água e umedeça as áreas onde serão anexadas, para criar uma fusão suave que irá ajudar a firmar as peças.

  4. Aperfeiçoe sua escultura usando uma ferramenta de fio de modelagem. Coloque essa ferramenta levemente contra a escultura e arraste-a na argila, descascando as camadas finas de argila, para remover as arestas. Olhe para uma foto, para manter as linhas do cavalo na sua mente, enquanto você modela a escultura.

  5. Adicione detalhes com uma ferramenta de esculpir de ponta fina. Desenhe a crina do cavalo, com a ferramenta, ou acrescente tiras finas de argila, para dar profundidade à crina. Utilize a ponta da ferramenta para esculpir as linhas de flanco, as narinas e os olhos.

  6. Queime a escultura final em um forno. Coloque o cavalo deitado de lado, para não danificar as pernas dele. Coloque-o em uma assadeira e coloque no forno a cerca de 100 ºC. Queime por cerca de 30 minutos, para cada 6 mm de espessura. Esfrie a escultura e pinte-a com tintas acrílicas.

Loading...

O que você precisa

  • Argila de polímero
  • Água
  • Ferramenta de arame para escultura em argila
  • Foto de cavalo
  • Ferramenta de fio de modelagem (cabeça chata)
  • Forno
  • Assadeiras para cozimento
  • Tintas acrílicas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...