×
Loading ...

Como moderar uma mesa redonda

Uma discussão de mesa redonda é quando um pequeno número de participantes explora um assunto específico como iguais. Em outras palavras, nenhuma pessoa é a autoridade - todos possuem oportunidades iguais de acrescentar à discussão e expressar suas opiniões. Se você foi escolhido para moderar uma mesa redonda, seu papel é facilitar a discussão em grupo e mantê-la nos trilhos e em movimento.

Instruções

Um moderador de mesa redonda deve dar a todos uma chance de fazer parte da conversa (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Planeje com antecedência. A Associação de Avaliação Americana sugere que, se você for fazer uma apresentação em que participantes irão participar, tenha tudo pronto com bastante tempo de antecedência, incluindo apoio audiovisual, livros e flyers – lembre-se de trazer mais material que o necessário. Não atrapalha praticar uma apresentação antes da hora. Se houver um convidado especial, pergunte a ele como poderá ajudá-lo a preparar-se.

    Loading...
  2. Comece no horário. É importante chegar no local cedo para que tudo esteja arrumado e pronto quando os participantes chegarem. Dê as boas vindas e apresente os participantes. Lembre-se de distribuir os materiais relevantes à discussão.

  3. Defina os parâmetros do encontro, sugere o site 3C. Explique todas as apresentações. Diga aos convidados qual será o assunto da discussão. O site acrescenta que é importante definir regras e pontos para poder manter a conversa sob controle. Também sugere que um moderador deva iniciar a conversa fazendo perguntas relevantes para instigar uma discussão saudável. O site "Bonner" acrescenta que um moderador não deve tentar impor uma solução ao grupo - deverá, em vez disso, ajudá-lo a atingir suas próprias conclusões mantendo-se neutro.

  4. Mantenha as coisas sob controle, sugere o site 3C. Se uma pessoa não estiver contribuindo, você deve tentar levar a conversa até ele. Se outra estiver dominando a conversa, agradeça-a e peça a opinião de outra pessoa. Se houve um conflito entre os participantes, o moderador deverá ditar as regras, como "sem ataques pessoais" ou "nós podemos concordar em discordar".

  5. Termine no horário. Agradeça a todos pela participação e não esqueça de escrever os resultados da reunião e enviar uma cópia para todos. Se o grupo alcançou uma decisão que será implementada, inclua os detalhes dos planos e uma linha do tempo para a implementação.

Loading...

Dicas

  • Não deixe o encontro fugir do assunto. Se a discussão abordar assuntos não relevantes, traga-o de volta fazendo uma nova pergunta ou refazendo uma já feita.

Referências

Loading ...
Loading ...