×
Loading ...

Como modificar a variável "Path" no Ubuntu

A variável de ambiente "Path" (caminho) no Ubuntu, assim como outras distribuições Linux e sistemas operacionais baseados em UNIX, define os diretórios onde o sistema procura comandos digitados. Por exemplo, quando você digita "programa" no terminal e pressiona "Enter", o sistema procura por um arquivo executável chamado "programa" em cada um dos diretórios em seu caminho na ordem em que estão definidos. Se o sistema encontrar um programa com o nome apropriado em um dos diretórios, ele o inicia. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida. É possível modificar o caminho para adicionar diretórios personalizados, removê-los ou alterar a ordem na qual são pesquisados.

Instruções

Modificando a variável "Path" no Ubuntu (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Abra uma janela de terminal, clicando no ícone do Ubuntu no canto superior esquerdo da tela. Digite "Terminal" na caixa de pesquisa que aparece na parte superior da tela e pressione "Enter".

    Loading...
  2. Digite “sudo nano /etc/environment” no terminal e pressione "Enter".

  3. Digite sua senha no devido campo e pressione "Enter".

  4. Edite o valor da variável na tela do editor de texto que aparece. Separe cada diretório com um ":". O sistema verifica primeiro as pastas do lado esquerdo da variável.

  5. Verifique se a linha da variável está no formato a seguir:

    PATH="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games"

  6. Pressione “Ctrl” e “O” ao mesmo tempo e, em seguida, pressione “Enter” para salvar o arquivo.

  7. Pressione "Ctrl" e "X" ao mesmo tempo para fechar o editor de texto.

  8. Digite “source /etc/environment” no terminal e pressione "Enter" para aplicar as alterações no arquivo "/etc/environment".

Loading...

Dicas

  • Digite “export PATH=/directory1:/directory2” no terminal, substituindo os diretórios após o sinal de igual pelos diretórios desejados, e pressione "Enter" para modificar temporariamente o caminho da sessão do terminal atual. Esse comando substitui todos os diretórios existentes na variável pelos diretórios especificados. Se quiser apenas adicionar um diretório ao caminho, digite “export PATH=$PATH:/directory”. Esse comando define a variável "path" para o valor atual mais o seu diretório adicional.
  • Digite “echo $PATH” na janela do terminal e pressione "Enter" para visualizar o valor atual da variável.
  • Abra um terminal em uma versão mais antiga do Ubuntu, clicando em "Applications" (Aplicativos), apontando para "Accessories" (Acessórios) e selecionando o atalho "Terminal".

Referências

Loading ...
Loading ...