×
Loading ...

Moedas raras do seeculo XX

Há uma diversidade de fatores que tornam uma moeda um item de colecionador algo valioso ou raro. A idade pode ser considerada um dos principais; algumas das primeiras moedas a ser cunhadas podem ser extremamente valiosas. Para uma moeda cunhada no século XX ser rara ou valiosa, no entanto, ela costuma precisar ter sido cunhada erroneamente ou ter uma história interessante por trás de si.

Moedas podem ser raras e colecionáveis (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Moeda de um centavo de dólar de 1943 em cobre

Por causa da II Guerra Mundial, ligas de cobre não eram usadas para cunhar moedas de um centavo em 1943, nos E.U.A. Em vez disso, deveriam ser feitas de aço revestido em zinco. Algumas moedas de cobre em branco devem ter sido deixadas na máquina, então um número limitado de moedas de um centavo em 1943 era feito ainda de cobre. Acredita-se que apenas 40 dessas moedas tenham sido produzidas, e algumas já foram vendidas em leilões por até $82 500.

Loading...

Cinco centavos de dólar de 1913 - Liberty Head V

Esta, outra moeda americana, é uma das mais raras e valiosas moedas do mundo. Apenas cinco delas são conhecidas e muitos mistérios circundam suas origens. As moedas figuram o perfil da Estátua da Liberdade e o ano (1913) em um lado e um grande V maiúsculo no outro. Acredita-se que um funcionário tenha criado essas moedas por capricho e elas só tenham aparecido seis anos depois. Tem-se registro da venda em leilão de uma dessas moedas por $3 milhões.

Centavo de alumínio de 1974

Se um colecionador tem um centavo de alumínio de 1974, tem muita sorte e sequer deveria tê-lo. Durante o início dos anos 1970, nos E.U.A., o preço do cobre era altíssimo e houve um plano para trocar o material das moedas por alumínio. O processo avançou a ponto de 1,5 milhões de moedas serem cunhadas. Leis para alterar a substância de que moedas de um centavo eram feitas, no entanto, não passaram, e as moedas foram recolhidas e destruídas. Antes, algumas delas foram presenteadas a senadores e em 1982, e uma foi recuperada. A casa da moeda dos E.U.A. classifica as moedas como "unreleased" (não lançadas), e de propriedade única da própria casa da moeda.

Águia dupla de 1933

Em 1933, as moedas com duas águias foram cunhadas exatamente antes de o presidente Franklin D. Roosevelt alterar a composição padrão das moedas nos Estados Unidos. As moedas que predatavam essa decisão, todas de ouro, foram recolhidas e destruídas. Dez delas, no entanto, escaparam ao recolhimento. Dessas, nove foram resgatadas ou entregues para o Serviço Secreto durante as décadas de 1950 e 1960 para destruição. A última foi encontrada em 1996 e levada pelo Serviço Secreto, porém não destruída. O governo disponibilizou-a para venda em 2002, arrecadando $7,59 milhões.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...