×
Loading ...

Como fazer moldes de anéis com resina

A fabricação de joias tem empregado as técnicas de moldagem por séculos. Podem ser usados métodos de moldagem semelhantes para fazer lindos anéis translúcidos de resina de poliéster ou poli-resina. No entanto, existem algumas diferenças,em vez de usar diferentes materiais de moldagem e de joalheria, os anéis de poliéster podem ser moldados em moldes de poliéster. A forma do líquido de poliéster não é ativada pelo calor, mas quimicamente.

Instruções

A poli-resina pode ser uma alternativa divertida para a joalheria tradicional (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Crie um original do qual fazer o primeiro molde. O anel original não precisa ser de poli-resina. Ele pode ser de qualquer coisa, desde cera de moldagem a plasticina, gesso, prata ou madeira -- qualquer material com o qual você deseje trabalhar.

    Loading...
  2. Pulverize ou esfregue o anel com desmoldante, que pode ser encontrado em lojas de hobbys. Seja muito meticuloso com o desmoldante, pois ele é a única barreira que evita que a poli-resina cole no anel.

  3. Fabrique duas pequenas bandejas de moldagem. Você pode usar qualquer material impermeável que desejar -- até mesmo cartolina, cortada e colada como uma caixa pequena. Pode usar uma caixa de joias de anel de joalheria. Use a tampa como uma bandeja e corte a caixa da mesma altura para a segunda bandeja.

  4. Enrole uma bola de plasticina do tamanho de uma moeda de 10 centavos e espete-a em um palito de picolé. Você usará isso como uma armação para suspender metade da largura do anel em poli-resina líquida na caixa de moldagem.

  5. Misture a poli-resina e o enrijecedor em uma tigela, depois despeje a mistura em uma das suas caixas de moldagem, até que fique quase cheia. Deixe espaço suficiente para deslocar metade do volume do anel, sem fazer a resina transbordar das extremidades da caixa.

  6. Deixe a poli-resina secar. Deixando o anel no molde de poli-resina, retire o palito de picolé e limpe a plasticina e seus resíduos em volta.

  7. Aplique o desmoldante por completo na parte de cima do molde em que você despejou o líquido -- e na metade do anel exposto.

  8. Repita o processo com uma segunda caixa de moldagem. Dessa vez, abaixe o anel e o primeiro molde, com o lado do anel virado para baixo, na poli-resina líquida, até que a superfície do primeiro molde toque a superfície da poli-resina. Calce com o palito de picolé no lugar e deixe secar.

  9. Torça os dois lados do molde, um para cada lado, separando pelo menos um lado do molde, do anel. Se o molde estiver difícil de se soltar, dê uma batida forte nele com um martelo pequeno ou um martelo de joalheiro.

  10. Faça um pequeno furo, perfurando a metade exposta do anel e deslize um pedaço de arame através do buraco. Torça o arame em volta do cabo de uma chave de fenda, para usar como alavanca, e puxe o anel para fora.

  11. Faça pelo menos um furo em cada lado do molde para ser uma espécie de fechadura e deixar escapar um pouco da resina, evitando que bolhas de ar fiquem presas. Faça o furo em um lado grande o suficiente para despejar resina.

  12. Quebre o palito de picolé e lixe os resíduos dele e de cola excessiva, dando o acabamento com uma lixa fina.

  13. Coloque o palito com o lado do anel para baixo na caixa de moldagem, suspendendo metade do anel na poli-resina. Você pode ajustar a altura, usando tiras de papel ou caixas de fósforos para calçar o palito para cima ou para baixo, o que posicionará a profundidade do anel na poli-resina. Deixe a resina secar.

Loading...

Dicas

  • Óleo vegetal para massa ou cera de carro podem ser usados em vez de desmoldante, embora você deva testar os resultados antes.

O que você precisa

  • Enrijecedor
  • Desmoldante
  • Furadeira
  • Palito de picolé
  • Martelo pequeno
  • Arame
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...