×
Loading ...

Como monitorar um rádio de ondas curtas em um computador

Os rádios de ondas curtas permitem comunicações a longo alcance. Se as condições atmosféricas forem apropriadas, não é incomum que alguém no hemisfério norte se comunique com alguém no hemisfério sul através de transmissões de ondas curtas. Se você deseja ouvir e monitorar uma transmissão com um computador, existem alguns métodos. Alguns receptores especiais de USB são feitos para serem conectados ao PC, os quais tornam possível o monitoramento de ondas aéreas.

Instruções

Os rádios de ondas curtas são os precursores dos satélites (radio image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
  1. Conecte o receptor especial de ondas curtas a uma porta USB de seu computador. Instale o software do receptor. Existem programas para Windows e Mac. Abra o software instalado e siga as instruções para se registrar e começar.

    Loading...
  2. Sincronize o programa ao receptor. Confira se o receptor está ligado e recebendo sinais olhando para o medidor no aparelho.

  3. Ajuste a frequência a ser monitorada nos controles do software. Mova os controles devagar e observe os indicadores de qualidade de sinal até que um sinal forte seja recebido. Aumente o volume lentamente. Mova devagar como se a transmissão não estivesse precisa — o som pode ser agudo e desagradável. Após confirmar que essa é uma conexão viável e a comunicação foi estabelecida, aumente o volume da forma desejada.

  4. Ajuste as configurações no programa para escanear ou para gravar suas estações e transmissões favoritas.

  5. Feche o programa para parar de monitorar as transmissões pelo computador. Desligue o receptor.

Loading...

O que você precisa

  • Computador com acesso à internet
  • Alto-falantes de computador
  • Receptor de ondas curtas com conexão USB

Referências

Loading ...
Loading ...