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Como montar um cronograma para os funcionários de um restaurante

Montar o cronograma de um restaurante que encherá o quadro de funcionários corretamente requer ajustes constantes e planejamento do futuro. Uma rotatividade alta de funcionários e padrões de negócios imprevisíveis podem dificultar a adesão a um cronograma definido. Definir o cronograma de um restaurante com base nos funcionários confiáveis dá ao gerente supervisor a flexibilidade para fazer ajustes de pessoal na hora. Você pode montar um cronograma para os funcionários de um restaurante que cobre suficientemente cada turno de serviço da frente da casa até a cozinha.

Instruções

A falta de pessoal pode baixar o nível de atendimento e reduzir a clientela do restaurante (young attractive brunette writin on scheduler image by Laser from Fotolia.com)
  1. Coloque o pedaço de papel na horizontal e escreva cada serviço de café da manhã, almoço e jantar durante o qual o restaurante abre, em ordem cronológica, ao longo da borda superior do papel. Usar abreviações como "Seg-J" para o serviço de jantar da segunda-feira e "Qua-A" para o almoço de quarta-feira irá deixar mais espaço na página para que sua escrita seja grande o suficiente para ser lida facilmente.

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  2. Liste todos os empregados do restaurante por seção e qualidade, começando no canto superior esquerdo da página e descendo. Agrupe os garçons, pessoal da cozinha, recepcionistas e gerentes juntos para evitar um agendamento duplo em um turno.

  3. Consulte os supervisores de cada departamento para determinar quantos funcionários são necessários em cada turno para ter o pessoal suficiente. O excesso de pessoal é facilmente corrigido, enviando funcionários para casa quando eles não forem mais necessários. A falta de pessoal é mais difícil de corrigir e muitas vezes requer várias ligações que podem ou não resultar em uma solução a tempo de ajudar a situação.

  4. Escreva as horas programadas para cada supervisor de departamento ou funcionário mais confiável de acordo com sua disponibilidade. Apresente o cronograma de trabalho individual aos funcionários de base antes de finalizá-lo, assim você garante que as horas sejam aceitáveis.

  5. Preencha as lacunas na grade de programação, distribuindo uniformemente os turnos entre os empregados restantes até que cada serviço tenha o número correto de funcionários em cada estação. Funcionários secundários muitas vezes recebem horários de saída abertos, então eles sabem que podem ser solicitados a terminar seu turno de acordo com as necessidades do restaurante.

  6. Apresente o cronograma completo a todos os colaboradores pelo menos uma semana antes de implementá-lo. Avise aos funcionários que quaisquer alterações ou trocas de turno devem ser apresentadas por escrito com uma semana de antecedência e aprovadas por você.

  7. Coloque o cronograma do restaurante em um lugar facilmente acessível a todos os funcionários e faça cópias para cada funcionário guardar. Colocar uma cópia da agenda nas mãos dos empregados irá reduzir as desculpas, reclamações e telefonemas com perguntas sobre o agendamento.

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Dicas

  • Instrua os gerentes supervisores de turno a mandar para casa primeiro os empregados que não estão trabalhando muito assim que a correria diminuir no restaurante. Isso reduzirá os custos com a folha de pagamento, promovendo o trabalho duro no restaurante.
  • Softwares online de agendamento estão disponíveis para gerentes de restaurantes fazerem mudanças rápidas que podem ser acessadas online por todos os funcionários. Veja o link na seção de recursos para ver programas de agendamento online.

Aviso

  • Seja consistente e evite fazer exceções na agenda para manter o respeito de sua equipe e sua autoridade de liderança. Favoritismo por razões além do trabalho duro e capacidade causará uma divisão entre o pessoal do restaurante.

O que você precisa

  • Papel de gráfico
  • Caneta
  • Calendário

Referências

Recursos

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