×
Loading ...

Motivos para ter medo de pavões

O clássico filme de terror de Alfred Hitchcock, "The Birds", retrata um pesadelo para aqueles com ornitofobia, ou medo de pássaros. O filme é sobre pássaros que atacam pessoas. Medo de pavões é um tipo específico de ornitofobia. Embora algumas pessoas chamem essa condição de pavofobia, o termo não é utilizado na literatura da psicologia.

Pavões são criaturas bonitas, porém selvagens (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tamanho

Pavões adultos normalmente têm 1,5 m de altura e de 89 a 127 cm de largura, dependendo se suas penas estarem ou não armadas. Se tiver medo de pássaros pequenos como pombos, pisco-de-peito-ruivo e tordos, um pássaro com esse tamanho pode ser assustador. Mesmo pessoas que normalmente não têm medo de pássaros podem tremer ao ver tal criatura, e os pais podem temê-los porque eles tendem a se agigantar para cima das crianças.

Loading...

Comportamento intrusivo

Embora pavões pareçam assustados e voem ao ver humanos, alguns não têm nenhum medo de pessoas. Ao invés de fugir, eles vão de encontro a elas para investigar. Eles também tendem a segui-las, especialmente quando têm comida nas mãos.

Perseguição

Os pavões às vezes gostam de perseguir outras criaturas, incluindo humanos. Mesmo alguém que normalmente não tenha medo de pássaros pode correr em busca de abrigo ao ser perseguido por um pavão. Depois que ele foca sua atenção em alguém, não é incomum que ele fique rodeando a pessoa, bicando e piando. Se houver outros pavões na área, eles podem se juntar ao pássaro original para atormentar alguém. Embora normalmente não causem qualquer tipo de dano corporal grave, essa atitude pode ser desconfortável para quem estiver sendo cercado e bicado por um grupo de pavões.

Extensão da asa

Quando um pavão abre suas asas, parece ainda maior. Mais de 60% da largura dele é composta pelas suas penas. Quando assustado, ele recorre ao voo para fugir do perigo, entretanto, se você tropeçar em um pavão e ambos ficarem assustados, quando voar, vai parecer que ele está avançando, o que é amedrontador.

Barulhos

Os guinchos altos que os pavões emitem costumam ser repentinos e surpreendentes. Eles tendem a emitir esses sons pela manhã, e os barulhos normalmente são altos o suficiente para acordar os moradores de vários bairros ao redor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...