Mudas de tamareira passo-a-passo

••• Eising/Photodisc/Getty Images

A tamareira é nativa do mediterrâneo e cresce em regiões desérticas. Essas árvores produzem frutas oblongas marrom escuras de 2,5 a 7,5 cm que contém um único caroço duro. A tamareira cresce e produz melhor em regiões com uma temporada quente prolongada e temperaturas de 32º C durante o dia. Ela atinge uma altura de 30 a 36 m quando adulta, com folhas de verde a verde-azulado de 6 m de comprimento, e existe em centenas de variedades diferentes. É fácil cultivar uma tamareira usando a semente da fruta.

Passo 1

Remova as sementes de uma mão cheia de tâmaras frescas ou ressacadas. Mergulhe as sementes de um a dois dias em uma tigela de água. Coloque a tigela em uma área quente. Mude a água de tempos em tempos, durante o dia.

Passo 2

Drene a água e limpe as sementes cuidadosamente. Remova quaisquer pelos ou fibras presos nas rachaduras porque eles podem causar fungos.

Passo 3

Enche metade de um pote plástico pequeno com vermiculita. Molhe apenas o suficiente para fazer o meio ficar levemente úmido. Não molhe demais. A vermiculita deve estar mais para seca ao toque.

Passo 4

Disperse as sementes suavemente nesse meio de crescimento. Feche a parte de cima da caixa e coloque-a em um local quente para germinar, como sobre um tanque de água quente. As sementes germinam melhor a 32ºC.

Passo 5

Abra o pote e inspecione as sementes cuidadosamente para ver se há fungos, sem incomodá-las. Regue-as suavemente. Pode demorar de dois a três meses para que elas germinem.

Passo 6

Encha um vaso pequeno com quantidades equivalentes de composto e pedras ou areia. Transfira as mudas para o vaso. Plante próximo à superfície. Coloque o vaso em uma área quente.

Passo 7

Transfira as mudas para vasos de tamanho médio, bem drenados, cheios de terra para plantio quando os brotos começarem a aparecer. Permita que as plantas se estabeleçam antes de transplantar para um local permanente no jardim.

Mais recentes

×