×
Loading ...

Como usar um multímetro para testar fusíveis elétricos

A melhor maneira de descobrir se um fusível está queimado é usando um multímetro; eles são relativamente baratos e vêm em dois tipos, analógicos e digitais. Os medidores analógicos têm uma agulha que se move da esquerda para a direita, já os digitais usam uma tela de leitura LCD. Antes de usar o dispositivo, você deve conhecer suas funções, assim como as instruções do fabricante.

Instruções

Os multímetros são fáceis de usar (digital multimeter 3 image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Sempre garanta que não haja energia no fusível que deseja testar. Se for um aparelho, verifique se ele está desconectado antes de prosseguir. Se for um fusível na fiação da casa, é mais seguro desligar a energia se houver um curto na caixa elétrica. Os fusíveis queimados significam que algo deu errado e cautela é necessária.

    Loading...
  2. Remova o fusível usando o alicate de fusível. Se ele for preso por parafusos, simplesmente desparafuse-o, então posicione-o em uma mesa com boa iluminação.

  3. Conecte os fios vermelho e branco ao multímetro seguindo as instruções do fabricante e ajuste o medidor para continuidade ou ohms, dependendo das instruções. Junte as sondas dos fios e observe a leitura no medidor. Não toque as partes metálicas da sonda com os dedos, visto que seu corpo conduzirá eletricidade, o que pode dar uma falsa leitura. A agulha no medidor analógico deve mostrar uma leitura igual a zero. Uma tela digital demonstrará o símbolo de continuidade ou ''0.00'' e alguns farão um barulho quando a continuidade for atingida. Uma vez que souber que o medidor está funcionando corretamente, você pode testar o fusível.

  4. Toque a sonda vermelha a uma extremidade de um fusível tubular. Toque a sonda preta na extremidade restante do fusível e verifique o multímetro. Se a agulha não apontar para o zero (analógico) ou mostrar ''OL'' (acima do limite) em uma unidade digital, significa que o fusível queimou. Teste um fusível parafusado tocando a sonda vermelha ao contato central no fundo do fusível e a sonda preta a uma seção do parafuso. Verifique a continuidade do medidor usando as instruções acima. Toque a sonda vermelha a uma aba em um fusível de carro e a sonda preta à outra aba, então verifique a leitura de continuidade no medidor.

Loading...

Dicas

  • Assopre a poeira dos terminais antes de instalar um fusível.
  • Verifique se as sondas não estão rachadas ou desgastadas.
  • Toque firmemente a sonda em seções limpas para melhores leituras.

Aviso

  • Nunca use uma chave de fenda ou outra ferramenta para remover o fusível, para reduzir as chances de danos.
  • Enviar energia ao dispositivo pode causar choques elétricos.

O que você precisa

  • Multímetro
  • Alicate de fusível

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...