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Por que os músculos doem durante ou após o exercício?

Você sente uma rigidez aparecer no corpo algumas horas depois de terminar os exercício. Ela começa com uma ligeira pontada de desconforto, muitas vezes localizadas nos maiores músculos. Conforme o tempo passa, a dor aumenta para um verdadeiro desconforto. Esta lembrança do último treino possui um termo médico específico chamado de dor muscular tardia. Este tipo de dor afeta a maioria das pessoas depois de uma sessão de exercícios rigorosos.

Dores intensas podem indicar lesões musculares (Comstock/Comstock/Getty Images)

Significado

Os músculos existem em todo o corpo para ajudar a proteger e controlar o movimento do nosso esqueleto. Os tipos de músculos normalmente utilizados durante o exercício são chamados músculos esqueléticos. O cérebro envia mensagens aos nossos músculos para controlar o movimento. Ele anexa-se aos ossos com tendões que se assemelham a elásticos. Os músculos e tendões flexionam-se e movem-se conforme solicitamos vários movimentos durante a atividade diária e exercícios. Quando forçamos demais ou nos exercitamos até o ponto de fadiga, nossos músculos protestam contra o esforço.

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Características

A dor muscular resulta do simples uso excessivo ou de lesões microscópicas nas fibras musculares. Cada músculo tem um nível máximo de capacidade de alongamento. Ao exceder este nível, a dor aparece. No entanto, isso nem sempre é ruim. Ao se exercitar, você precisa esforçar-se e também os músculos para melhorar o condicionamento físico. Eles necessitam de alongamento durante o exercício e de tempo de recuperação para aumentar a força e resistência. É por isso que treinadores e profissionais em exercícios recomendam aumentar a resistência no levantamento de peso e treinar lentamente ao longo do tempo para desafiar os músculos.

Efeitos

A dor muscular durante e após o exercício inclui uma variedade de sintomas que diferem de cada indivíduo. Muitos experimentam uma sensação geral de dor e fadiga nos músculos após um treino duro. Cansaço muscular pode causar áreas que são dolorosas ao toque no corpo, um ligeiro inchaço e vermelhidão. Rigidez e perda de força geralmente ocorrem dentro de 24 a 48 horas após a realização de exercícios rigorosos, de acordo com o Departamento de Educação Física da Universidade do Novo México. Estes sintomas são temporários e devem desaparecer dentro de três dias.

Prevenção

Prevenir dores musculares durante e após o exercício apresenta uma situação difícil para os fisioculturistas e treinadores. Já que precisamos estressar nossos músculos para aumentar a capacidade de força, alguma dor simplesmente ocorre porque estamos nos exercitando. No entanto, adicionando uma boa rotina de aquecimentos para o treino irá preparar os músculos para o exercício. Eles aquecem as fibras musculares e aumentam suavemente a frequência cardíaca para ajudar o corpo a responder melhor aos exercícios. Os relaxamentos funcionam da mesma maneira. Após o exercício vigoroso, eles permitem que o corpo saia do modo de exercício. Aos relaxamentos devem-se incluir alongamentos suaves para aumentar a flexibilidade muscular enquanto os músculos já estiverem aquecidos.

Equívocos

Nem todas as dores musculares durante e após os exercícios resultam destas lesões microscópicas comuns às fibras musculares. Dores agudas ou cortantes nunca devem ser ignoradas. Pare a atividade imediatamente se você sentir dor. A dor muscular deve fazê-lo sentir, mas não gritar de dor. Os desconfortos devem ser minimizados com o controle geral da dor por medicação anti-inflamatória de venda livre, compressas de gelo e repouso. Profissionais de fitness recomendam a alternância dos dias de exercício para permitir tempo de recuperação muscular.

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Referências

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