O obi é um belo cinto usado para amarrar o quimono. Embora fazê-lo seja muito simples, o seu apelo reside na simetria de suas linhas, no jogo de cor e padrão escolhidos, e na uniformidade do tecido. É uma peça muito simples de fazer e pode ser apreciado como um acessório, ou, se for feito em tecidos particularmente atraentes, como um item de exibição por si próprio.
Instruções
-
Passe o material que você vai usar. Coloque o tecido de revestimento com o lado direito para baixo sobre uma mesa de corte. Use fita métrica e giz de alfaiate para marcar uma peça de tecido de 75 cm de largura e 4 m de comprimento. Use sua régua para conectar as marcas, fazendo uma forma retangular. Corte esta forma com uma tesoura de costura. Repita esse processo com o tecido mais pesado.
Loading... -
Vire o tecido mais pesado para que o lado direito fique voltado para você. Coloque o tecido de forro com a face para baixo na parte superior do tecido pesado. Alinhe todas as arestas e fixe-as juntas.
-
Costure juntos três dos quatro cantos com uma agulha de costura de 2,5 cm. Comece a costurar em um canto e trabalhe uma borda longa, uma extremidade curta e outra borda longa. Costure aproximadamente dois terços da segunda extremidade curta juntos.
-
Recorte os cantos 1,25 cm a partir da borda costurada. Segure o revestimento em uma mão, e o tecido mais pesado na outra. Separe-os gentilmente de modo que a costura fique entre eles. Pressione para abrir todas as costuras.
-
Vire o lado direito do obi para fora. Empurre os cantos de modo que eles fiquem aparentes. Passe o obi novamente, com o ferro, ao longo do centro. Repita ao longo da borda exterior da costura para que o tecido mais pesado seja visto, quando o revestimento é virado para baixo.
-
Vire a borda da extremidade aberta do obi 2,5 cm para dentro. Alinhe a borda virada sob a borda já costurada. Passe com o ferro esse pedaço de tecido. Feche a abertura com pequenos pontos atrás. Passe o ferro ao longo das bordas das dobras da costura mais uma vez.