×
Loading ...

Como fazer óleo de tomilho

O tomilho é uma erva deliciosa capaz de dar um sabor complexo e terroso a qualquer prato. Ele é utilizado em uma variedade de culinárias e em diversas receitas, incluindo carnes, aves, peixes e legumes. A essência do tomilho pode facilmente ser transformada em óleo. Dado o frescor temporário das ervas, o óleo de tomilho é um molho que deixará qualquer refeição com um aroma maravilhoso. Fazer uma infusão de óleo é uma técnica que exige poucos ingredientes e equipamentos. E, considerando-se os altos custos da maioria dos óleos desse tipo, o óleo caseiro de tomilho é saboroso e barato.

Instruções

  1. Lave o tomilho e seque-o bem antes de fazer a infusão, pois qualquer água remanescente pode facilitar o crescimento microbiano. Usar um pano, colocá-lo em uma centrífuga para salada ou deixá-lo secar ao sol são maneiras eficazes de eliminar a umidade do tomilho.

    Loading...
  2. Amasse ligeiramente todo o tomilho em um almofariz com pistilo. Isso fará com que a erva libere seus óleos naturais e, consequentemente, fortalecerá a infusão.

  3. Em uma panela, junte o tomilho amassado e o azeite. Deixe a mistura ferver em fogo médio por ao menos cinco minutos.

  4. Apague o fogo e deixe o óleo esfriar. Derrame-o, através de um funil, em uma garrafa ou em um pote limpo e refrigere-o imediatamente.

Loading...

Dicas

  • O azeite, principalmente extravirgem, tem um sabor forte que pode competir com o tomilho. Para realçar o gosto do tomilho, use um óleo neutro, como o óleo de sementes de uva ou de cártamo. Esses líquidos também demoram mais para queimar do que o azeite, tornando-os ideais para altas temperaturas.

Aviso

  • Já que o óleo alcança temperaturas mais elevadas que a água, sempre use extremo cuidado ao trabalhar com ele. Uma dica é monitorar o processo de fervura com um termômetro para garantir que o óleo não queime.

O que você precisa

  • 1/2 xícara de tomilho fresco
  • Almofariz com pistilo
  • 240 ml de azeite
  • Panela
  • Funil
  • Garrafa ou pote limpos

Referências

Loading ...
Loading ...