×
Loading ...

Como fazer padrões de pontos para tricô irlandês

Atualizado em 17 abril, 2017

Blusas em tricô irlandês tradicional, comumente chamadas de blusas Aran, apresentam projetos intricados de cabos. Apesar de parecerem peças complicadas, se você souber como fazer os pontos tricô e meia, poderá criar cabos e padrões de pontos texturizados. Tricotar uma amostra de cabo lhe permitirá praticar técnicas que deve saber, a fim de tricotar o estilo Aran.

Instruções

O padrão irlandês é muito usado em blusas (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)
  1. Monte 54 pontos para sua amostra de cabo em ponto irlandês. Trabalhe seis carreiras em ponto liga (você terá três nervuras de liga).

    Loading...
  2. Configure seu trabalho para os cabos na carreira seguinte, que será uma carreira do lado direito. Trabalhe os primeiros cinco pontos em tricô e, em seguida, faça quatro pontos meia e dois pontos tricô. Repita padrão de quatro pontos meia e dois tricô até chegar aos últimos cinco pontos. Trabalhe em ponto tricô até o fim da carreira.

  3. Trabalhe a primeira carreira do lado avesso da seguinte maneira: cinco pontos tricô, dois pontos meia e quatro tricô. Repita o padrão dois meia, quatro tricô até chegar aos últimos cinco pontos, que irá trabalhar em tricô.

  4. Trabalhe os primeiros e os últimos cinco pontos de cada carreira em tricô, para criar uma borda em torno de sua amostra.

  5. Trabalhe a primeira carreira de linhas de cabo. Faça cinco pontos em tricô, depois três meia, coloque o próximo ponto em uma agulha auxiliar e segure-a na parte de trás do seu trabalho, faça dois pontos em tricô e trabalhe o ponto da agulha auxiliar em meia. Você acabou de mudar seu ponto da agulha auxiliar para a agulha direita. Repita as instruções acima para mover todos os seus cabos para a direita e tricote os últimos cinco pontos na carreira.

  6. Repita a carreira acima para mover os cabos ainda mais para a direita. Agora você já sabe como criar um cabo inclinado para a direita.

  7. Incline os cabos para a esquerda usando as seguintes instruções. Trabalhe cinco pontos em tricô, quatro meia, coloque dois pontos tricô em uma agulha auxiliar e segure-a na frente do seu trabalho, faça um ponto meia e trabalhe em tricô os pontos da agulha auxiliar. Para inclinar os cabos restantes para a esquerda, apenas faça três pontos meia antes de colocar os pontos tricô na agulha auxiliar.

  8. Pratique fazer cabos de quatro pontos.

  9. Faça cinco pontos tricô no início da próxima carreira. Faça um ponto meia, quatro pontos tricô e um ponto meia. Repita o padrão um meia, quatro tricô e um meia até chegar a cinco pontos do final da carreira. Trabalhe em tricô os pontos restantes.

  10. Trabalhe a carreira do lado avesso fazendo os primeiros cinco pontos em tricô, mais um ponto em tricô, quatro meia e um tricô. Repita até sobrarem cinco pontos e trabalhe em tricô até o fim da carreira.

  11. Cruze os cabos de quatro pontos enquanto trabalha a próxima carreira. Faça cinco pontos tricô, um meia e coloque dois pontos tricô em uma agulha auxiliar. Segure os pontos na parte de trás do seu trabalho, faça dois em tricô e trabalhe os dois pontos da agulha auxiliar em tricô. Você criou um cabo cuja frente cruza da esquerda para a direita. Segure a agulha auxiliar com os pontos na frente de seu trabalho para criar um cabo cuja frente cruza da direita para a esquerda.

  12. Repita o processo anterior até atingir os últimos cinco pontos. Em seguida, trabalhe em tricô até o fim da carreira.

  13. Cruze os cabos, usando as instruções acima, a cada quatro carreiras para criar um cabo de quatro pontos.

  14. Combine cabos cruzados e cabos inclinados para a esquerda e para a direita para fazer padrões irlandeses.

Loading...

Dicas

  • Se desejar fazer um padrão irlandês com um cabo cruzado de mais de quatro pontos, coloque a primeira metade dos pontos em uma agulha auxiliar. Trabalhe a segunda metade dos pontos e, em seguida, os pontos da agulha auxiliar.

O que você precisa

  • Fio
  • Agulhas de tricô
  • Agulhas auxiliares de tricô

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...