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Como pagar salários por comissionamento em um salão

Quando seu salão estiver pronto e em funcionamento, você perceberá que as maiores despesas são referentes ao staff. Você pode oferecer um modelo de pagamento à base de comissões, por exemplo, para pagar os cabeleireiros. Nesse caso, eles receberão uma porcentagem da renda que gerarem para o salão. Essas comissões costumam variar entre 35% e 60%, contudo, se pagar mais de 50%, provavelmente você não terá o lucro necessário para fazer os ajustes. Dependendo da demanda e dos preços do salão, essa estrutura poderá incentivar os profissionais a aumentar seus clientes, o que será bom para todos.

Instruções

O pagamento por comissões cria uma atmosfera mais voltada para as vendas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Tenha boas habilidades gerenciais. Mesmo que você seja o único gerente do salão, será preciso ajudar a equipe a gerenciar o tempo e realizar os serviços. Você terá que ser paciente e capaz de trabalhar com diferentes personalidades. Para ser verdadeiramente eficaz, você precisará comunicar qual é a hierarquia e controlar quem está trabalhando e quantos clientes o salão pode atender ao mesmo tempo.

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  2. Crie um programa de comissão que seja justo. Será responsabilidade sua fazer com que o agendamento de clientes maximize o tempo. A competição pode ser saudável nesse ambiente, mas se os profissionais sentirem que precisam competir para sobreviver econômica e profissionalmente, a moral da equipe pode cair. Registre todos os serviços realizados diariamente para garantir que o calendário seja igualitário.

  3. Crie um programa sólido de treinamento. Os profissionais têm a opção de trabalhar em um ambiente que pague com comissões e, para que o seu salão seja atrativo, é preciso oferecer treinamentos. Em muitos casos, eles pagam por aqueles que acreditam ser bons para desenvolver suas capacidades. Se você pagá-los por comissão, será de sua responsabilidade arcar com os custos desses treinamentos.

  4. Crie um guia bastante abrangente. Além de destacar as regras do salão, esse manual deverá detalhar a estrutura de pagamento. Peça que todos os funcionários assinem um contrato empregatício e uma ata na qual eles afirme ter recebido e lido esse manual. Existem diversas opções para criar uma estrutura de pagamento por comissões. Uma prática comum é a de pagar uma porcentagem sobre os serviços feitos. Se você espera que eles vendam produtos no salão, haverá também uma porcentagem sobre a venda desses produtos. Para proteger a lucratividade de seu negócio, estabeleça uma comissão de não mais que 50% para os serviços e 30% para os produtos.

  5. Contrate as pessoas certas. Um salão que funciona dessa forma terá tanto sucesso quanto os cabeleireiros e profissionais. Ao entrevistar os candidatos, pergunte sobre a experiência deles com vendas. Aqueles que tiverem alguma estarão mais propensos a trazer uma clientela para o salão e trabalhar de forma colaborativa com os demais. Outro tipo de profissional bom para o seu salão são aqueles que conseguem trabalhar em equipe.

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O que você precisa

  • Software para organizar a agenda de clientes
  • Contrato empregatício

Referências

Recursos

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