×
Loading ...

Como fazer um panfleto para um evento de caridade

Você se voluntariou para o comitê de caridade de uma organização sem fins lucrativos, que planeja realizar uma festa ou bazar. O evento precisa de um panfleto promocional e, de repente, todos olham para você como se fosse alguém extremamente artístico ou com uma visão criativa. Não entre em pânico, pois com alguns programas básicos de design, fotos e imagens, é possível criar um panfleto que trará muitas pessoas ao evento.

Instruções

É possível criar um panfleto que chame a atenção com programas básicos (mouse on desk image by Donald Joski from Fotolia.com)
  1. Crie uma agenda de produção de forma que os panfletos estejam prontos para distribuição um mês antes do evento. Se for a primeira vez que você faz esse tipo de projeto, deixe vários dias para obter a cópia final, uma semana para montar o desenho e revisar e mais alguns dias para imprimir.

    Loading...
  2. Reúna e escreva uma cópia do panfleto em um programa editor de textos e peça ao comitê que aprove o conteúdo. Inclua todos os detalhes que forem pertinentes, como quem, o quê, quando, onde e quanto. Não esqueça de fornecer informações de contato, também.

  3. Abra um programa de design gráfico, como o Publisher, que está incluso no pacote Office. Como alternativa, use o Word, embora existam algumas limitações de opções de modelo.

  4. Selecione imagens e fotos livres de direitos autorais relacionadas ao tema do evento (por exemplo, cestas de flores para uma festa ao ar livre). O Microsoft Office vem com uma coleção de imagens e fotos, mas você poderá encontrar mais opções na internet. Imagens no formato JPEG com uma resolução de 300 dpi oferecerão melhores impressões.

  5. Abra um novo documento no Publisher. O tamanho padrão é de 21 cm por 27 cm, mas 12 cm por 21 cm economizará papel e dinheiro, já que dois panfletos caberão em uma única folha.

  6. Importe as fotos ou as imagens para o documento e redimensione-as na página, segurando a tecla "Shift" e arrastando pelos cantos. Deixe bastante espaço para o texto, que é o elemento mais importante.

  7. Importe o arquivo do Word no documento do Publisher. Decida qual fonte é a melhor, de acordo com a natureza do evento. Por exemplo, uma reunião formal pode querer uma fonte mais elegante, como a Goudy Old Style, enquanto a Hobo pode ser melhor para um pique-nique familiar.

  8. Os nomes do evento e da organização devem estar em destaque, com uma fonte maior e em negrito, para que as pessoas possam ler, mesmo longe (tamanhos entre 24 e 30 são recomendados). O número de telefone também deve ter destaque. Escolha uma fonte simples de ler, como Arial, Helvetica ou Verdana, para as informações de contato, em um tamanho entre 14 e 18. Centralizar todas as linhas criará um visual mais limpo.

  9. Incremente o panfleto com alguns blocos de tinta, para destacar certas áreas com texto, bordas decorativas ou ambos. Se for imprimir em cor, escolha uma cor de fonte para complementar as imagens.

  10. Imprima o panfleto e dê para uma ou duas pessoas, para que elas testem se ele passa pelo "teste da atenção" e também para que elas o revisem, em busca de erros. Ajuste conforme necessário e veja se o comitê aprova, antes de levá-lo para imprimir na gráfica.

Loading...

Dicas

  • Decida antes de iniciar o processo se o panfleto será em preto e branco ou colorido, de acordo com o orçamento disponível. Se precisar fazer muitas cópias e não tiver muito dinheiro, prefira a impressão em preto e branco, pois a colorida é mais cara.
  • Se a organização tiver um logotipo memorável ou que chame atenção, use-o nas imagens.

Aviso

  • Não use fontes muito diferentes ou exóticas. Dê preferência à leitura com facilidade. Não deixe as pessoas decifrando o que está escrito no panfleto.
  • Cuidado para não usar fotos que tenham direitos autorais. Prefira aquelas que são livres de direitos ou use fotos com permissão concedida a você.

O que você precisa

  • Microsoft Word ou outro editor de textos
  • Programa de design gráfico, como o Microsoft Office Publisher
  • Imagens ou fotos livres de direitos autorais

Recursos

Loading ...
Loading ...