×
Loading ...

Como fazer panos de fundo para o cenário de um palco

Panos de fundo que são enrolados ou erguidos do palco tornam o seu cenário teatral mais flexível. É possível armazenar um castelo, a cidade de Nova Iorque inteira e um cruzeiro do tamanho do Titanic em panos de fundo pintados em apenas alguns metros ao longo da parte de trás do seu palco. Como são necessários ilhós e ignifugação, todos, com exceção dos maiores teatros profissionais, encomendam o painel de tecido de um fornecedor. Eles enviarão para você um pano de fundo do tamanho específico do seu palco que pode então ser desenhado e pintado para criar o cenário.

Instruções

Utilize pincéis com cabos longos para tornar a criação do pano de fundo mais fácil (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Pendurando o pano

  1. Estenda o seu pano de fundo sobre o palco com a borda superior, contendo os ilhós e as amarras, voltada para o fundo do mesmo. Libere o tubo onde o pano de fundo é pendurado de sua posição travada e abaixe-o a até cerca de 90 cm ou 1,2 m acima do palco.

    Loading...
  2. Comece pelo ilhó e a amarra do meio e encontre o centro do tubo, que costuma ser marcado com um "C" com uma linha vertical atravessando-o, parecido com o símbolo "¢". Passe a amarra do meio em volta do tubo e faça um laço de sapato. Prossiga desse ponto, amarrando o cordão seguinte no tubo em cada lado. Continue até amarrar todos os cordões.

  3. Erga o tubo e insira um cano no bolso inferior do pano. A maioria dos teatros possui diversos canos disponíveis para esse propósito. Se não tiver, utilize a barra superior de uma cerca de arame. Insira o cano lentamente para pesar o pano e esticar o tecido.

    Criando a imagem

  1. Utilize um projetor opaco para projetar a imagem que você quer retratar em seu pano de fundo. Use uma foto, uma figura de outro pano de fundo ou algum desenho seu. Diminua as luzes do teatro para deixá-lo o mais escuro possível. Trace os contornos da projeção no pano com pedaços largos de giz em uma cor como cinza ou azul para facilitar a visibilidade.

  2. Estenda folhas grandes de plástico pelo palco. Abaixe o tubo do pano de fundo novamente e desamarre-o. Deixe o cano na parte de baixo e estenda o seu pano no palco. Tire os sapatos e certifique-se de que suas meias estejam limpas. Pise no pano de fundo e comece do centro, utilizando uma mistura de uma parte de tinta látex e uma parte de água com um pincel de cabo longo para colorir o cenário. Continue trabalhando a partir do meio até que todas as cores tenham sido pintadas.

  3. Deixe a tinta secar completamente. Misture um pouco de cada cor em dois recipientes diferentes com um pouco de branco para a iluminação e um pouco de preto para as sombras. Utilize um pincel artístico largo para pintar sombras ao longo das bordas inferiores e do lado que estiver longe da fonte de luz, de acordo com a sua imaginação, na sua pintura. Se o sol estiver à esquerda e em cima, as sombras devem ficar à direita e na parte de baixo. Ilumine o lado oposto de cada forma.

  4. Misture um cinza-escuro e acrescente água até atingir a consistência de café escuro. Utilize um pincel largo de 5 cm a 7,5 cm com cerdas secas. Mergulhe cerca de 1 cm do pincel na tinta afinada. Gire o pincel em direção à tela com um movimento de pulso para salpicar gotas de tinta sobre o pano de fundo. Faça o mesmo com tinta branca. Salpique as gotas de leve por todo o pano de fundo para dar uma sensação maior de "profundidade".

  5. Deixe o pano secar antes de amarrá-lo de volta ao tubo e erguê-lo até sua posição.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido para pano de fundo
  • Cano
  • Obra de arte
  • Projetor opaco
  • Giz
  • Pincéis
  • Tinta látex

Referências

Loading ...
Loading ...