×
Loading ...

O papel do zooplâncton na cadeia alimentar

O plâncton flutua no oceano e forma a base para sua cadeia alimentar. O zooplâncton é formado pela parte animal do plâncton. Esta vida animal marinha inclui pequenos crustáceos, águas-vivas, vermes e outros invertebrados, protozoários, ovas e larvas de peixes e de muitos outros organismos. O zooplâncton tem papéis importantes na cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos.

O zooplâncton é uma importante fonte de alimento para os peixes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Zooplâncton como primeiros consumidores

A maioria do zooplâncton consome bactérias e fitoplâncton (isto é, plantas do plâncton) -- os primeiros produtores. Portanto, estes zooplânctons ocupam o papel de consumidores primários da cadeia alimentar aquática. Os primeiros consumidores comem organismos chamados de produtores primários ou autótrofos, que obtêm sua energia de fontes inorgânicas. Por exemplo, muito do fitoplâncton obtêm energia do sol, por meio de fotossíntese. Em algumas áreas, a busca dos zooplâncton pode ser tão extrema que elimina, temporariamente, o fitoplâncton da cadeia.

Loading...

Zooplâncton como consumidores secundários

Alguns zooplânctons caçam outros animais do grupo -- os consumidores primários que se alimentam de bactérias ou do fitoplâncton. Como esta parte predatória do zooplâncton se nutre dos herbívoros em vez dos produtores primários, eles são considerados consumidores secundários e ocupam uma posição mais alta na cadeia alimentar.

Outros consumidores secundários

Os peixes filtradores, incluindo raias e tubarões baleia, consomem o zooplâncton e são também considerados consumidores secundários. Outros destes consumidores secundários são as baleias de baleen, que também são filtradoras. Estes animais ocupam uma posição na cadeia alimentar que usualmente é considerada mais alta do que a do zooplâncton, mas pode também ser tida como uma posição igual à das espécies de zooplâncton são consumidoras secundárias.

Consumidores terciários

Os peixes carnívoros, mamíferos e répteis da cadeia alimentar aquática caçam os consumidores secundários. Estes predadores ocupam a posição de consumidores terciários ou predadores do topo da cadeia alimentar, e não têm o zooplâncton diretamente como fonte de alimento. No entanto, a maioria de suas presas consomem-no, sem o qual os predadores do topo não sobreviveriam.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...