Como parar a produção de leite em uma gata

••• Kitten's eyes image by Jonathanmp from Fotolia.com

Uma mamãe gata é completamente capaz de amamentar seus filhotes desde o nascimento com pouca ou nenhuma ajuda externa. Entretanto, podem existir situações em que você precise intervir e parar a produção de leite. Talvez um filho esteja sendo amamentado por mais tempo do que o necessário, ou talvez a mãe precise ser preparada para a castração. Mastite, uma inflamação ou infecção nas glândulas mamárias que é tratada como uma emergência médica, também exige a interrupção da produção de leite. Independente da razão, a melhor maneira de fazer com que uma gata pare de produzir leite é desmamando os filhotes.

Passo 1

Selecione comida de gato enlatada ou comida umedecida para filhotes para seus gatinhos. Quanto mais cedo eles comerem comida normal, mais cedo a mãe irá parar de produzir leite.

Passo 2

Separe os filhotes de sua mãe e ofereça a comida a eles colocando uma pequena quantidade na frente deles. Você pode encorajá-los segurando um pequeno pedaço da comida em frente da boca deles. Deixe que eles interajam com a comida por mais ou menos 30 minutos, várias vezes no dia, até que eles pareçam satisfeitos ou desinteressados no alimento.

Passo 3

Dê um leite substituto aos filhotes com uma mamadeira durante as refeições. Depois de oito semanas de idade, alimente-os apenas com comida sólida.

Passo 4

Monitore a mamãe gata quando ela interagir com seus filhotes para evitar que eles se amamentem. Tente impedir a mãe de lamber suas glândulas mamárias também.

Passo 5

Evite tocar, cuidar ou massagear as glândulas mamárias da gata por acidente. A produção de leite deve parar depois de mais ou menos uma semana sem estímulo.

Mais recentes

×