×
Loading ...

A parede de destaque deve ser pintada com uma cor escura?

Uma parede de destaque torna-se um ponto focal em um ambiente. Pintada com uma cor diferente das demais, o efeito alcançado muda dependendo se um tom mais claro ou mais escuro é utilizado. Defina o efeito que você quer trazer para o cômodo e, em seguida, escolha a cor de destaque para uma das paredes.

Uma parede de destaque na sala pode deixar sua casa ainda mais moderna (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Cor mais escura

Uma parede de destaque com uma cor mais escura traz um efeito mais chamativo ao cômodo. Se você utilizar um tom muito mais escuro do que o das demais paredes, o efeito será muito mais sutil do que se uma cor completamente diferente for utilizada. Uma sala com três paredes creme e uma chocolate, por exemplo, leva a um efeito notável. Porém, em uma sala com paredes amarelo-limão, a parede cor chocolate causaria maior impacto.

Loading...

Acabamento

O acabamento de madeira do ambiente -- sancas, rodapés ou molduras em torno da janela -- influencia no efeito de uma parede de destaque escura. A parede de destaque escura evidencia o acabamento de cor clara, como o carvalho claro ou dourado, tornando-o mais chamativo do que a parede. Já o acabamento de cor mais escura, como marrom ou ébano, se mistura com a parede escura, fazendo-o praticamente desaparecer.

Móveis

A cor dos móveis também altera o efeito em uma parede de destaque. Os que têm cores mais claras ganharão destaque em uma parede escura, enquanto que os mais escuros tendem a se misturar com ela. Um sofá de couro bege com tachas de metal, por exemplo, tem uma boa harmonização com uma parede em tom chocolate, enquanto um sofá de couro branco tornar-se-ia um ponto focal. A mesma cor, mas com uma tonalidade diferente, age de forma diferente. Um sofá vermelho forte vai se destacar em uma parede cor chocolate, mas um móvel borgonha dará um estilo sofisticado mais discreto.

Cores claras

A parede de destaque mais clara pode se sobressair se contrastada com uma cor escura. Se o cômodo tem quatro paredes de tom azul-marinho, e a parede de destaque é creme clara, o contraste cria o efeito instantaneamente. Nesse mesmo ambiente, um verde-menta próximo à cor creme torna-se proeminente, mas em um tom mais apagado. As paredes de destaque mais claras podem trazer energia a um ambiente, se você escolher uma cor da qual gosta muito; mas cores como fúcsia brilhante, amarelo-limão, azul-gelo ou laranja não seriam adequadas para todas as quatro paredes na maioria das casas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...