×
Loading ...

Como passar tinta em um pedaço de madeira entalhado de fazer xilogravura para estampar tecido

Atualizado em 17 abril, 2017

A xilogravura e a linoleogravura são métodos de impressão que formam uma imagem conforme os espaços vagos deixados no desenho. Depois de entalhar as imagens em uma placa de linóleo ou em uma prancha, deve-se passar tinta na superfície da peça para depois a gravura ser transferida para o papel ou tecido. Porém, é preciso que a camada de tinta seja fina e uniforme para que a transferência da imagem para o tecido seja feita do jeito certo. Na verdade, é o espaço vago deixado na peça entalhada é que forma o desenho.

Instruções

A xilogravura usa os espaços vagos das pranchas de madeira para formar um desenho (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Ponha um pouco de tinta para tecido na bandeja e vá acrescentando mais à medida que for acabando, se achar necessário.

    Loading...
  2. Passe o rolo de pintura dentro da bandeja até ele ficar completamente coberto de tinta.

  3. Passe o rolo na prancha entalhada até a superfície dela ficar completamente coberta de tinta. Não aperte o rolo, caso contrário a tinta encostará nas partes fundas e isso fará com que o desenho saia borrado se ela escorrer durante a aplicação.

Loading...

Dicas

  • Pratique primeiro em um pedaço de pano qualquer ou em musselina antes de fazer a aplicação no tecido definitivo.
  • Se a tinta começar a ficar muito fraca, torne a passar o rolo de pintura mais algumas vezes na prancha.

O que você precisa

  • Rolo para pintura de espuma
  • Tinta para tecido
  • Bandeja para colocar tinta

Referências

Loading ...
Loading ...