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Passos para instalar uma junta do coletor de admissão

A junta do coletor de admissão cria um selo entre o coletor e a área de elevação no bloco, mantendo o excesso de ar fora do motor e o óleo dentro. Alguns veículos utilizam um coletor de duas peças. Frequentemente, o coletor de admissão superior precisa ser trocado, mas não necessariamente a junta do coletor inferior. É aconselhável trocar os dois uma vez que, na maioria dos veículos, o coletor superior deve ser retirado em primeiro lugar.

Instruções

Faça manutenção e substitua juntas do coletor (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Limpe as superfícies de contato da junta do coletor de admissão e a área de elevação. Se você estiver trabalhando com um coletor de admissão de duas partes e estiver instalando somente a junta superior, limpe as superfícies de contato no coletor superior e inferior. Se a junta possuir detritos grudados, raspe-os cuidadosamente com uma chave de fenda de ponta plana.

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  2. Aplique uma fina camada de silicone RTV na área de elevação. Espere um ou dois minutos. Encaixe a junta nela e pressione-a suavemente no RTV. Coloque o coletor de admissão na junta e insira os parafusos. Aperte-os o máximo que puder com a mão.

  3. Utilize a chave de torque com o torque ideal para o ano, marca e modelo de seu veículo. Se não possuir o manual de reparos de seu carro, você pode entrar em contato com qualquer loja de peças e eles poderão indicar-lhe as especificações de torque para o veículo. Parte delas consiste na ordem em que você aperta os parafusos. Na maioria dos veículos, você deve apertá-los em um padrão de X, começando pelos parafusos centrais e trabalhando em direção para fora.

  4. Reinstale qualquer acessório, tal como o alternador, que você tenha removido. Ligue os conectores do chicote da fiação e recoloque qualquer cabo, como do acelerador e controle de cruzeiro, que foram removidos.

  5. Reinstale qualquer mangueira que tenha sido removida. Verifique se as braçadeiras estão em boas condições. Troque-as se estiverem desgastadas ou enferrujadas. Aperte-as firmemente. Reinstale a correia dentada de acessórios. Alguns veículos possuem duas ou três correias, enquanto outros possuem uma longa correia Poly-V.

  6. Feche a válvula de drenagem do radiador e encha-o. Faça a sangria do sistema, se necessário, dependendo do ano, marca e modelo de seu veículo. Ligue o motor e busque por vazamentos de água e óleo.

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O que você precisa

  • Silicone RTV
  • Jogo de chaves
  • Jogo de soquetes
  • Chave de fenda de ponta plana
  • Trapos
  • Chave de torque
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