Como pasteurizar ovos em casa

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Os ovos são um alimento nutritivo amplamente utilizados para cozinhar e assar. Eles podem ser encontrados na mesa do café da manhã, cozidos, mexidos, fritos ou transformados em omeletes. Eles são usados em muitos tipos de pães e como um agente de adesão na panificação e fritura de outros alimentos. Também são muito utilizados em caçarolas, tortas de carne e pastéis de nata. Algumas receitas utilizam ovos crus, mas devido à possibilidade de doenças transmitidas pelos alimentos, isto não é incentivado. Os ovos pasteurizados que estão disponíveis comercialmente não apresentam esse problema, uma vez que os germes são mortos pelo processo de pasteurização. Para que a segurança alimentar seja garantida, pasteurize os próprios ovos a uma temperatura que seja alta o suficiente para matar os germes, mas baixa o suficiente para que o ovo não coagule.

Ovos com casca

Passo 1

Remova os ovos para serem pasteurizados da geladeira e deixe-os em temperatura ambiente.

Passo 2

Aqueça uma panela de água a 60 ºC, usando um termômetro de alimento.

Passo 3

Coloque os ovos cuidadosamente na água.

Passo 4

Deixe os ovos na água quente por pelo menos três a cinco minutos, dependendo do seu tamanho.

Passo 5

Despeje a água quente e deixe-os em temperatura ambiente. Eles devem ser consumidos imediatamente ou colocados no refrigerador.

Ovos sem casca

Passo 1

Quebre os ovos em uma tigela, usando a quantidade solicitada pela receita.

Passo 2

Misture os ovos com a porção de líquido solicitada na receita.

Passo 3

Aqueça a mistura lentamente em fogo médio até que ela registre 60 ºC em um termômetro de alimento. Mexa-a nessa temperatura durante três minutos, em seguida, retire-a do fogo. Prossiga com a receita.

Mais recentes

×