×
Loading ...

Por que os pastores usam um manto na igreja?

A associação dos mantos com religião e santidade não foi algo intencional, pois a maioria das pessoas usavam mantos nos primeiros anos do cristianismo. Como as vestimentas são referenciadas pelos apóstolos em escritas religiosas, e as pessoas continuam lendo os mesmos textos após tantos séculos, os mantos ficaram associados com religião e praticas de veneração. Eles continuam a ser usados por pastores e membros do clero hoje em dia.

O manto do pastor serve para direcionar a atenção da congregação para a mensagem, e não para o homem (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

Referência bíblica

Nas primeiras sociedades cristãs, quase todo mundo usava mantos. O Velho Testamento faz referências frequentes à vestimenta comum, associando-a com fé, santidade e adoração. Tais referências incluem "a armadura de Deus", no livro de Efésios, e mantos lavados até que estivem "brancos com o sangue da pessoa simples", no livro da Revelações. Séculos depois, as pessoas ainda leem essas referências, e os mantos comuns passaram a ser interpretados como vestimentas sagradas, até mesmo com estilos próprios desenvolvidos. Isso resultou em pastores e outros membros do clero, hoje em dia, e no decorrer da história, a usarem mantos como reconhecimento da tradição e da conotação sagrada da vestimenta.

Loading...

Simbolismo

O manto do pastor simboliza seu papel de liderança na congregação, assim como Jesus liderou seus seguidores durante o período bíblico. De acordo com esse simbolismo, o manto honra a tradição, transmite solenidade, solicita reverência e destaca o pastor -- não necessariamente acima -- da congregação.

Identidade

O manto do pastor também é usado para transmitir visualmente sua vocação e dever como um receptáculo escolhido por Deus, assim como os uniformes de enfermeiras e soldados enfatizam os significados pessoais dessas profissões.

O manto enfatiza o cargo sagrado do pastor, e não o homem que o veste. Ele elimina as distrações de quem está passando a mensagem. A distinção visual do manto serve para sobrepor as relações pessoas do pastor fora da igreja. Enquanto ele o usa, e se dirige à congregação, é mais do que um homem. Essencialmente, o manto serve para esconder a "casca" do pastor, lembrando a congregação que ele fala em nome de um poder maior.

Minimizar vaidade e preocupações materiais

Mantos usados por figuras religiosas também servem para minimizar as preocupações dos líderes da igreja com sua aparência e vestimenta. Enquanto a congregação se veste a caráter, as roupas de gala do pastor ficam escondidas por baixo do manto, que o livra de preocupações terrestres, como o que usar a cada semana, e como impressionar perante a congregação. Essa energia toda pode ser focada na transmissão da mensagem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...