×
Loading ...

Como patentear uma ideia de um programa de televisão

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode ter uma ideia para o próximo grande programa de TV e quer vender a sua ideia para produtores de Hollywood. Antes de fazê-lo, contudo, você precisa esboçar a sua ideia para que outros possam entender e depois protegê-la para que ninguém possa roubá-la. Você protegê-la se a registrar ou ao obter a reserva de direitos autorais com diversas organizações, sendo a melhor organização a Writers Guild of America. Uma vez protegido, você pode enviar sua ideia para qualquer um sem ter medo de ser roubado.

Instruções

Hollywood (Hollywood Sign image by crossgolfing from Fotolia.com)
  1. Escreva uma sinopse ou resumo detalhado sobre o show. Você também pode desenvolver uma lista de personagens com descrições de todos os personagens principais assim como um guia de episódios que diga rapidamente o resumo dos próximo episódios. Mantenha tudo num único arquivo e titule as páginas conforme isso.

    Loading...
    Escreva (preparing the file image by Pix by Marti from Fotolia.com)
  2. Visite o site da Writer Guild of America (veja em Recursos). Clique no botão "Register your work." Uma janela irá se abrir. Complete com suas informações pessoais, o nome do programa de TV e o formato no qual o trabalho aparece (television bible, script or treatment). Pague a taxa de registro com um cartão de crédito.

    Registre online (internet image by michanolimit from Fotolia.com)
  3. Faça o upload do arquivo com sua sinopse ou resumo. Tecle "Enter". Responda a solicitação e revise a informação para ter certeza de que está correta. O pagamento cairá no seu cartão de crédito e você receberá um e-mail de confirmação com seu número de registro. Um certificado de registro virá no seu e-mail de duas a quatro semanas. Abra seu documento de word e digite o número de registro abaixo do título. Isso mostrará aos outros que o seu trabalho está protegido.

    Internet, uma alida (internet image by Alexander Kosenkov from Fotolia.com)
  4. Acesso o site do Departamento de direitos autorais dos EUA ( veja em Recursos). Complete a papelada para proteger a sua ideia e envie por carta ou e-mail o documento para o departamento. Será pedido que você pague um taxa online com cartão de crédito ou você pode enviar o pagamento. Escreva para o departamento de direitos autorais dos EUA, no endereço 101 Independence Avenue, E.E, Washington D.C. 20559-6000. Para mais informações, telefone para eles no (202) 707-3000.

    EUA (usa image by Stuart Corlett from Fotolia.com)
  5. Imprima seu trabalho e leve-o a um tabelião. Peça para que ele assine e date o título da página do documento onde está sua ideia depois que você assinar e datar. Isto mostrará que você escreveu e protegeu sua ideia numa data específica. Coloque seu trabalho num envelope e mande para si mesmo através de uma carta registrada. Depois que chegar, guarde o envelope sem abrir e o recibo (que deve chegar em alguns dias) num lugar seguro.

    Envie pelo correio (e-mail image by fotoman_65 from Fotolia.com)
  6. Guarde qualquer documento de registro em um lugar seguro. Mantenha-os organizados em pastas com nome. Faça cópias e guarde-as em um lugar separado, de preferência fora da sua casa, caso algo aconteça com uma das cópias como um incêndio ou desastre natural.

Loading...

Dicas

  • Corrija seu trabalho antes de mandá-lo para ser registrado. Continue atualizando os direitos autorais à medida que você muda os documentos.

Aviso

  • Não envie sua ideia antes de protegê-la legalmente.

Recursos

Loading ...
Loading ...