×
Loading ...

Como pedir que um amigo seja padrinho de seu filho

O papel dos padrinhos começou cedo na história do catolicismo, quando um novo candidato à fé precisava ser representado para a comunidade como espiritualmente preparado para receber os sacramentos. Hoje, o papel dos padrinhos na vida de uma criança continua ser o aconselhamento espiritual, e acima de tudo agir como um patrono para o sacramento da confirmação. Pedir a um amigo que preencha este papel não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve o investimento da responsabilidade espiritual da pessoa sobre o seu filho.

Instruções

Padrinhos oferecem aconselhamento espiritual a uma criança enquanto ela progride nos sacramentos iniciais da Primeira Eucaristia (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Leia os requisitos canônicos católicos para qualidades que uma pessoa deve ter para tornar-se um padrinho, e qualidades que a desqualificam para o papel. Estas estão listadas na referência abaixo, "O papel do padrinho". Esta pessoa deve ser batizada na igreja católica, ter recebido eucaristia e ser confirmada. Algumas destas estipulações determinam que a pessoa deve ter no mínimo 16 anos de idade, estar vivendo de acordo com as leis da Igreja e ser um membro ativo da mesma.

    Loading...
  2. Escolha alguém que seja qualificado como candidato adequado para ser padrinho de seu filho. Essa pessoa deverá estar presente no batismo do seu filho, e mais tarde em sua primeira comunhão e confirmação. A pessoa deve ser alguém para quem seu filho continue podendo recorrer com perguntas a respeito da religião católica, e que você acha que age como modelo positivo do catolicismo.

  3. Entre em contato com a sua paróquia para descobrir a disponibilidade do padre para o batismo da criança. Faça isto para poder dar ao seu amigo uma noção do tempo para o nascimento da criança, leve em conta também se o diácono ou padre de sua paróquia estará disponível para fazer o batismo. É preciso ter certeza de que seu amigo poderá ir ao batismo de seu filho.

  4. Peça que seu amigo seja padrinho de seu filho de uma forma que combine com sua amizade. Você pode convidá-lo pra um almoço, jantar ou café em um restaurante ou em sua casa. Ou pode simplesmente ligar ou mandar um e-mail perguntando. A forma escolhida depende da formalidade da sua relação.

  5. Tenha certeza de que seu amigo sabe que aceitar o papel de padrinho será um comprometimento ao longo de décadas de vida do seu filho.

Loading...

Dicas

  • Mantenha contato com os padrinhos de seu filho caso se mude.

Aviso

  • Padrinhos não são obrigados pela Igreja Católica a dar presentes para seu filho em datas especiais como aniversários ou Natal.

Referências

Loading ...
Loading ...