×
Loading ...

Como saber se uma peixinha plati está grávida

Conhecidos cientificamente como Xiphophorus maculates, os platis ou platys são peixeis laranjas com algumas partes pretas. Os machos dessa espécie são significativamente menores que as fêmeas: enquanto eles chegam no máximo a 4 cm de comprimento, elas podem alcançar 6,5 cm. Esses peixes começam a se reproduzir cedo, com apenas alguns meses de idade, e após isso, parecem não parar nunca mais, sendo que a fêmea pode produzir uma ninhada de filhotes a cada mês. Os platis se reproduzem facilmente, já que acasalando com um macho apenas uma vez, a fêmea pode dar à luz por vários meses seguidos.

Instruções

  1. Se possível, calcule a idade do seu peixe. Se ele tiver mais de 5 meses de vida, estará pronto para reproduzir.

    Loading...
  2. Determine se os seus peixes são machos ou fêmeas. Se eles forem adultos e houver uma diferença significativa de tamanho entre os animais, você provavelmente possui machos e fêmeas. Se esse for o caso, a fêmea provavelmente está grávida, ou ficará em breve.

  3. Observe se a barriga da fêmea está crescendo. Ela irá produzir cerca de 50 filhotes por vez e estará visivelmente grávida dentro de uma semana ou duas depois da fertilização.

  4. Observe atentamente a barriga da fêmea para ver se ela está ficando mais arredondada. Inicialmente, você poderá perceber alguns pontos dentro de sua barriga, que na verdade são os ovos. Quando ela estiver prestes a dar à luz, você poderá ver os filhotes se movimentando dentro da mãe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...