×
Loading ...

Como pendurar uma varão para cortina no gesso

Pendurar um varão para cortina no gesso pode ser difícil devido à composição do material. Gesso é uma superfície dura, com uma composição parecida com concreto ou gesso-de-Paris. O acabamento da superfície é feito sobre uma estrutura de madeira ou metal. Gesso antigo pode rachar e quebrar. Considere o peso final da cortina instalada para determinar o tipo de bucha e parafuso que deve ser usado. A não ser que o varão seja super leve, furos guias e buchas são as melhores soluções.

Cortinas tem muitas funções (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)

Varões leves para cortinas

Faça um furo na parede de gesso com um diâmetro parecido com os parafusos que serão usados para prender os suportes do varão. Use uma chave de fenda ou furadeira elétrica para aparafusar os suportes ao gesso. Não aperte demais, ou o parafuso pode arrancar parte da parede. Se o parafuso puxar a parede para fora, uma bucha de plástico instalada no furo pode resolver o problema.

Loading...

Varões com peso mediano para cortinas

Ganchos de plástico devem ser usado para varões com peso mediano. Faça furos guias na parede de gesso de acordo com os buracos nos suportes do varão. Faça os furos levemente menores do que as buchas que serão usadas. Enfie com cuidado a bucha no buraco, com a ajuda de um martelo, e use os parafusos que vem junto com as buchas para instalar os suportes na parede. Não aperte demais ou a bucha pode acabar se soltando da parede. Aperte o suficiente para que ela se expanda e puxe o suporte do varão contra a parede de gesso.

Varões pesados de cortinas

Para varões pesados, será necessário usar parafusos de expansão. Use a broca no tamanho recomendado na embalagem dos parafusos para fazer furos guias na parede de gesso. Insira os parafusos através dos suportes do varão, depois prenda-os na porca de expansão. Enrosque a porca na ponta do parafuso algumas vezes. Segure a porca de expansão em posição fechada junto ao parafuso e insira o conjunto no furo da parede. A porca de expansão abrirá na parte interna da parede, aumentando a área de contato para suportar o peso do varão. Caso deseje remover os suportes do varão, as porcas dos parafusos de expansão cairão entro da parede, necessitando de novas peças quando for re-instalar o varão.

Dicas e truques

Sempre use uma furadeira para instalar suportes de varão, e nunca martele agressivamente contra paredes de gesso. Martelar fará com que a estrutura por trás do gesso vibre, fazendo com que o acabamento acabe rachando e soltando. Evite usar furadeiras elétricas, pois é difícil evitar que o parafuso fique muito apertado com esse tipo de ferramenta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...