Quais são as melhores brocas para furar metal?

A perfuração em metais requer brocas especiais, a fim de completar o trabalho com sucesso

tools drill bit image by Alexander Ivanov from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Assim como há uma variedade de tipos de furadeiras, também há muitas brocas diferentes para escolher. A perfuração em madeira pode ser feita com qualquer tipo, mas furos em metal requerem brocas especiais. Os metais mais duros, como o aço inoxidável e o ferro, requerem modelos ainda mais específicos, que podem suportar mais atrito e pressão.

Aço de alta velocidade (HSS)

As brocas de aço de alta velocidade ("high speed steel" ou HSS, em inglês) são usadas na perfuração de metais mais flexíveis, como o alumínio. Elas são geralmente revestidas com nitreto de titânio. Esse revestimento ajuda a broca a cortar mais suavemente através do metal, sem ficar presa. Elas podem cortar praticamente qualquer tipo de metal doméstico, são geralmente de cor preta e podem suportar mais calor do que outras brocas de metal. Elas são as mais baratas, porque não são tão duráveis ​​e precisam ser substituídas mais cedo do que as brocas de cobalto ou titânio.

Brocas de cobalto

As brocas de cobalto também são usadas na perfuração de metais. Elas têm um acabamento em cobre e são geralmente mais caras do que outras brocas de metal. Elas são a melhor escolha para fazer furos em aço inoxidável e em metais mais duros, porque são mais fortes do que as de aço de alta velocidade. Elas também aquecem menos do que as de aço, o que as torna uma opção melhor para a perfuração de metais duros. A perfuração nesses metais leva mais tempo do que nos mais flexíveis, então a broca fica quente. Elas ficam mais fracas uma vez que aquecem, portanto, manter uma broca de cobalto resfriada aumenta a sua força.

Brocas de titânio

As brocas de titânio também são boas para furar metais duros como aço inoxidável e ferro. Em média, elas duram três vezes mais do que as brocas de aço, e suas hastes também são geralmente maiores. Como resultado, elas têm menores chances de rachar ou quebrar. A perfuração de metais muitas vezes exige mais torque na broca, que pode tensionar a haste. Por ser mais forte do que muitos outros metais, as brocas de titânio não usam a mesma rapidez. Em vez de ter que afiá-las ou substituí-las, elas podem ser usadas por mais tempo.

eHow Brasil
×