Como pintar móveis de madeira prensada

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Pintar madeira prensada é uma tarefa simples, mas a chave está na preparação adequada da superfície para deixá-la pronta para ser pintada. Alguns passos específicos precisam ser tomados para garantir que a madeira irá receber a tinta de forma igual e uniforme. A madeira prensada é feita de lascas e outras partículas de madeira coladas para formar uma peça sólida de madeira, que também é conhecida como painel de fibra de madeira. Por causa da natureza de sua construção, a placa não irá absorver tinta da mesma forma que madeira sólida comum absorveria.

Passo 1

Lixe a superfície com lixa de 120 grãos. Limpe a poeira da superfície com um pano úmido. Deixe secar.

Passo 2

Aplique selador de madeira em todo o móvel. Depois de secar, lixe com lixa de 220 grãos. Espane toda a poeira. O selador irá impedir que a madeira prensada absorva a tinta e inche. Esse passo é o mais importante.

Passo 3

Aplique uma camada de primer à base de óleo no móvel. Para mesas, vire de cabeça para baixo e pinte as pernas e lateral primeiro. Uma vez seca, vire de cabeça para cima de novo e pinte o topo. Ao pintar superfícies verticais, pinte de cima para baixo para ver melhor o escorrimento da tinta e as gotas. Deixe o primer secar.

Passo 4

Lixe o primer com lixa de 400 grãos. Aplique outra camada de primer e deixe secar.

Passo 5

Aplique duas camadas de tinta de acabamento de látex, à sua escolha de cor, da mesma forma que aplicou a camada de primer. Lixe entre camadas com uma lixa de 400 grãos para dar uma superfície suave à camada de acabamento.

Mais recentes

×