×
Loading ...

Como pintar portas venezianas de armários

As portas de armários podem ser tanto sólidas, como outras portas da casa, quanto flexíveis. Essas últimas podem ser sólidas ou possuir ripas. As portas desse tipo, também chamadas de venezianas, permitem a circulação de ar pelo cômodo, evitando mofo e cheiro desagradável, o que pode ser uma ótima opção para um armário. Caso deseje instalar novas venezianas, é melhor pintá-las antes para evitar bagunça.

Instruções

A pintura de venezianas pode resultar em áreas não pintadas, se não houver cuidado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova a porta veneziana da dobradiça, se ela já estiver no lugar. Para isso, será necessário somente uma chave de fenda simples.

    Loading...
  2. Solte as duas partes da porta removendo as dobradiças do meio. Isso evitará que as dobradiças sejam pintadas e é melhor do que cobri-las com fita crepe.

  3. Lave as portas com água e sabão para remover a poeira e seque-as com um pedaço de pano.

  4. Coloque uma lona de plástico no quintal, pois ela protegerá o vidro contra respingos de tinta. A pintura ao ar livre evitará o contato com gases dentro de casa.

  5. Posicione a porta sobre o plástico.

  6. Lixe todas as áreas mais grossas com a lixa, preenchendo os buracos com a massa e deixando secar por algumas horas. Depois de seca, lixe a área com a massa para alisar a superfície.

  7. Limpe as portas com um pedaço de pano umedecido depois de lixá-las para remover a poeira. Deixe secar por mais ou menos 15 minutos.

  8. Aplique o primer nas ripas. Bata o pincel nos cantos para cobri-los e depois aplique sobre toda a extensão com um movimento de vaivém seguindo os veios da madeira e usando pinceladas longas. Depois de terminado, aplique nas outras partes da porta, seguindo também a fibra da madeira. Geralmente, os veios da moldura ficam na posição vertical, e, nas partes superior e inferior, na horizontal. Aplique também nas bordas da porta. Deixe secar e depois mude para o outro lado.

  9. Depois do primer, pinte a porta com a tinta e espere um lado secar antes de passar para o outro. Utilize uma tinta esmaltada para que as portas possam ser limpas facilmente. Por fim, reinstale-as no lugar quando estiverem secas.

Loading...

Dicas

  • Passe o pincel na borda da lata depois de mergulhá-lo para remover o excesso de tinta.
  • As portas venezianas podem criar linhas de gotejamento, já que as ripas têm uma inclinação. Se você não aplicar uma demão muito grossa de tinta, isso pode ser evitado. Caso elas linhas surjam, use um pincel seco para alisar a parte pintada.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Água e sabão
  • Pedaços de pano
  • Lixa fina de grão de 220
  • Massa de madeira
  • Primer
  • Tinta
  • Pincéis
  • Lonas de plástico

Referências

Loading ...
Loading ...