×
Loading ...

Como pintar um véu de casamento branco com chá

Pinturas com chá é uma prática antiga para a adição de tons suaves de amarelo ou marrom a tecidos. O tingimento com chá cria a aparência de tecidos envelhecidos naturalmente e pode ser usado para dar a rendas, malha e outros tecidos novos um look vintage ou antigo. Esta lavagem leve de cor acrescenta um interesse visual a qualquer peça, dando um acabamento suave e bonito a véus e outros acessórios de noiva.

Instruções

Tintura com chá pode dar um tom suave de sépia a tecidos novos (A cup of tea surounded by tea bags image by wallace from Fotolia.com)
  1. Ferva água em uma panela grande. Ela deve ser grande o suficiente para poder submergir o véu completamente, sem dobras ou aglomeração.

    Loading...
  2. Adicione os sacos de chá à água fervente e deixe-os em infusão até que o chá tenha atingido a cor desejada para o seu projeto de tingimento. Retire os saquinhos de chá e deixe a água esfriar.

    Use uma panela grande o bastante para o seu véu não ficar dobrado ou com manchas desiguais (cooking image by feferoni from Fotolia.com)
  3. Lave o véu em água limpa. Isto impedirá que o chá adira ao véu de forma desigual, deixando manchas.

    O número de saquinhos depende da quantidade de água e coloração desejada (tea bags image by AGphotographer from Fotolia.com)
  4. Mergulhe o véu molhado no chá, certificando-se de que todas as peças estejam submersas. Deixe o véu de molho no chá até atingir a cor desejada.

    Enxágue bem o véu antes e depois da pintura em chá para prevenir cores desiguais (robinet image by razorconcept from Fotolia.com)
  5. Remova o véu quando já tiver ficado de molho e enxágue-o em água limpa.

  6. Pendure o véu para secar, de forma a não ficar dobrado ou amassado, podendo secar completamente sozinho.

Loading...

Dicas

  • Teste a tintura com chá em pequenas amostras de restos de material antes de tingir o seu véu. Isso lhe ajudará a determinar a concentração certa de chá a ser usada, quanto tempo deve deixar o véu de molho e se o tecido será danificado. Siga os passos listados, fazendo chás em diferentes intensidades e deixando o material de molho por períodos variáveis ​​de tempo até determinar como conseguir a cor desejada. Chá em infusão por um tempo mais curto criará um corante mais leve, já os com períodos mais longos criarão uma cor mais escura.
  • As fibras naturais absorvem a tintura com chá mais facilmente do que as fibras artificiais.
  • Diferentes tipos de chá produzem cores e intensidades diferentes.
  • Se estiver procurando uma aparência manchada natural, adicione o chá ao véu com um pincel.

Aviso

  • Se a cor não for intensa o suficiente após a sua primeira tintura, repita o processo de tingimento. A repetição aumenta a chance de danos ao tecido, então sempre teste os materiais antes de tingi-los novamente.
  • O tingimento de chá não pode ser desfeito. Tenha muito cuidado e siga as instruções ao tingir peças insubstituíveis.

O que você precisa

  • Saquinhos de chá
  • Panela grande
  • Amostras de tecido de teste

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...