Como saber se um pintinho recém-nascido é macho ou fêmea

A sexagem de pintinhos pode envolver as características ligadas ao sexo de seus pais, como as penas e cores

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Uma das tarefas mais difíceis para criadores de galinhas é a da sexagem de pintinhos jovens. Numerosas fontes confiáveis sobre o assunto podem ser encontradas na Internet, muitas delas de instituições agrícolas de ponta, incluindo a University of Arkansas, a Mississippi State University, a University of California-Davis e o Ithaca College. Elas oferecem informações fáceis de entender sobre a sexagem de pintinhos recém-nascidos, incluindo gráficos e tabelas com ilustrações em cores para a identificação específica de raças populares. As chances de determinar o sexo corretamente aumentam quando as características sexuais secundárias aparecem, depois que eles já têm várias semanas de idade.

Step 1

Faça a sexagem cloacal nos pintinhos. Isto é feito manuseando os animais cuidadosamente e usando habilidades visuais precisas para identificar os diferentes formatos dos órgãos sexuais. Este método geralmente é reservado para especialistas treinados, já que existem mais de 15 formatos diferentes para considerar na observação.

Step 2

Observe a cor geral. Usar características cromáticas ligadas ao sexo com base na coloração dos pais é um método preciso, até mesmo no primeiro dia de vida dos pintinhos.

Step 3

Observe a plumagem. A sexagem pelas penas é baseada em diferenças nas características das penas no momento da eclosão. Estas diferenças são fáceis de ver e variam dependendo da estirpe específica do pintinho. Um exemplo de uma diferença nas características das penas é que, em muitas raças, os machos têm as penas das asas mais longas do que as das fêmeas.

Step 4

Observe o crescimento dos seus pintinhos. Este é o jeito mais fácil de diferenciar a galinha do galo, embora leve mais tempo. As fêmeas geralmente têm as cristas menores, enquanto as dos machos são maiores e mais brilhantes; as penas da cauda das fêmeas são mais arredondadas nas pontas, e as dos machos, mais pontudas; e, é claro, as fêmeas vão começar a botar ovos e os machos vão cantar.

×