Que tipo de piso deve ser usado para um galinheiro?
Image by Flickr.com, courtesy of Dave Ellis
Ao construir seu próprio galinheiro, você terá de decidir sobre o material do piso com antecedência. Independentemente de sua escolha, será preciso colocar algum tipo de forragem por cima do piso para absorver os dejetos das galinhas e a água derramada. No entanto, as galinhas instintivamente ciscam e bicam, podendo cavar até o piso se a camada de forragem for muito fina.
Tela de arame
O piso de tela de arame é o tipo mais fácil de limpar e fica suspenso acima do chão, deixando espaço suficiente para limpar por baixo do galinheiro. O piso pelo qual as galinhas andam permanece limpo porque todos os dejetos passam através dele. As galinhas não se incomodam com esse piso, que seria desconfortável para nós.
Madeira
O piso de madeira deve ser usado com cautela, pois pode degradar muito rapidamente por causa dos dejetos e da umidade. Lembre-se de que você não pode usar madeira tratada se quiser garantir uma criação orgânica de galinhas.
Terra batida
O chão de terra batida é vantajoso para as galinhas, uma vez que ele possibilita que elam biquem e cisquem o solo. Por outro lado, predadores podem entrar no galinheiro com mais facilidade.
Concreto
A manutenção e a limpeza do piso de concreto são fáceis, e além disso, esse material é seguro para o seu galinheiro.
Exterior
Os galinheiros portáteis possibilitam que as galinhas biquem e cisquem o chão do lado de fora. Porém, é importante mudá-lo de lugar uma vez por dia para evitar que as aves destruam o solo sobre o qual estão.
Referências
- "Storey's Guide to Raising Chickens: Care/Feeding/Facilities;" G. Damerow; 1995 [em inglês]
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Dave Ellis