Que tipo de piso deve ser usado para um galinheiro?

Galinhas em um galinheiro

Image by Flickr.com, courtesy of Dave Ellis

Ao construir seu próprio galinheiro, você terá de decidir sobre o material do piso com antecedência. Independentemente de sua escolha, será preciso colocar algum tipo de forragem por cima do piso para absorver os dejetos das galinhas e a água derramada. No entanto, as galinhas instintivamente ciscam e bicam, podendo cavar até o piso se a camada de forragem for muito fina.

Tela de arame

O piso de tela de arame é o tipo mais fácil de limpar e fica suspenso acima do chão, deixando espaço suficiente para limpar por baixo do galinheiro. O piso pelo qual as galinhas andam permanece limpo porque todos os dejetos passam através dele. As galinhas não se incomodam com esse piso, que seria desconfortável para nós.

Madeira

O piso de madeira deve ser usado com cautela, pois pode degradar muito rapidamente por causa dos dejetos e da umidade. Lembre-se de que você não pode usar madeira tratada se quiser garantir uma criação orgânica de galinhas.

Terra batida

O chão de terra batida é vantajoso para as galinhas, uma vez que ele possibilita que elam biquem e cisquem o solo. Por outro lado, predadores podem entrar no galinheiro com mais facilidade.

Concreto

A manutenção e a limpeza do piso de concreto são fáceis, e além disso, esse material é seguro para o seu galinheiro.

Exterior

Os galinheiros portáteis possibilitam que as galinhas biquem e cisquem o chão do lado de fora. Porém, é importante mudá-lo de lugar uma vez por dia para evitar que as aves destruam o solo sobre o qual estão.

×