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Como fazer um plano de qualidade e controle de qualidade

Um plano de garantia e controle de qualidade auxilia uma equipe de gerenciamento de projeto para atender as necessidades dos clientes. O plano de controle de qualidade irá detalhar os processos internos que precisa implementar para permanecer no caminho do cumprimento dos objetivos de qualidade. Já o plano de garantia de qualidade descreve todos os processos externos necessários para fazer um trabalho de plano de controle de qualidade. O resultado é um plano de gestão de qualidade que oferece uma abordagem abrangente. Os clientes vão se sentir seguros com o compromisso da organização ao satisfazer as suas necessidades.

Instruções

Escrever um plano de gestão da qualidade para um projeto garante atender às expectativas dos clientes (Factory image by m.m from Fotolia.com)
  1. Anote os objetivos de qualidade para o projeto e as defina com precisão. Cada projeto exigirá objetivos concisos, facilmente compreendidos pelo pessoal interno e fornecedores externos. Comece olhando a base de clientes e determine as suas necessidades como qualidade de atendimento. Converse com alguns deles e anote o que é importante para eles. Pode-se, então, definir os objetivos de qualidade do projeto. Eles devem ser mensuráveis, específicos, realizáveis, oportunos e realistas. Por exemplo, se tiver uma reclamação do cliente de produtos com envio atrasado do estoque, é preciso descobrir qual tempo médio de envio e compará-lo com o desejado pelos clientes. Determine como pode acelerar o tempo de envio para atender ou exceder as expectativas dos clientes.

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  2. A atribuição de todas as responsabilidades e dos papéis do pessoal interno será posta no plano de qualidade. Faça o mesmo para o plano de garantia de qualidade, selecionando fornecedores que irão realizar funções específicas e lidar com responsabilidades específicas. Ao atribuir papéis e responsabilidades, também se deve atribuir a propriedade de todas as atividades dentro desses papéis, seja interno ou externo. Todos os membros do projeto devem assumir seus papéis, sucessos e fracassos para garantir objetivos de qualidade. Crie funções e planos de ação que definam claramente e que ajudarão no cumprimento deles.

  3. Revise todos os outros planos de negócios para assegurar a continuidade do controle de qualidade e planos de garantia de qualidade. A última coisa a se fazer é implementar políticas de qualidade que vão de encontro com os objetivos globais da organização. Obtenha um parecer de todos os outros departamentos para entender com o que esses serviços podem contribuir de forma realista. O departamento financeiro irá ajudar a garantir que você esteja implementando a solução mais viável do ponto de vista financeiro. O objetivo é alinhar o plano de gestão da qualidade com os projetos com os objetivos gerais da organização.

  4. Escreva prazos para cumprir os objetivos de qualidade exigidos do plano de gestão da qualidade. Ao unir os cronogramas, garanta que todas as tarefas traduzam diretamente a atividade que ajuda a atender ou exceder os objetivos de qualidade. Atribua um prazo para todas conclusões de tarefas. Isso vai exigir dados de ambos o pessoal interno e os fornecedores externos escolhidos para garantir que a linha do tempo seja real, mas ainda atenda aos objetivos de qualidade em tempo hábil para os clientes.

  5. Descreva todos os processos de revisão para o aspecto de garantia da qualidade do plano de gestão. Articule quando eles irão ocorrer, quem é o responsável pelas avaliações e quais os dados que requerem extrapolação para assegurar o progresso de alcançar os objetivos de qualidade. A garantia de qualidade requer revisões independentes; por isso, este aspecto exigirá fornecedores externos. O pessoal interno tem a tendência potencial de sabotar o plano de controle de qualidade. O plano de garantia de qualidade não termina com a implementação e o sucesso do projeto. Ele vai se estender além do projeto por tempo indeterminado para garantir que esteja constantemente alcançando a satisfação das necessidades dos clientes.

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Dicas

  • Quando as necessidades dos clientes mudarem, reveja o plano de gestão da qualidade, estabeleça novos objetivos e ajuste o plano de garantia de qualidade para refletir os novos objetivos.

Referências

Recursos

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