×
Loading ...

Como fazer uma planta baixa para as mesas de um restaurante

Elaborar uma planta baixa para seu restaurante é essencial para o sucesso. Uma superlotação pode resultar em mesas muito juntas, enquanto um restaurante com muitas mesas grandes pode parecer fora de sincronia se o negócio normalmente atende duas ou três pessoas. Determine o tipo de restaurante que você opera - um pequeno bistrô ou negócio de família, por exemplo - e siga os passos para combinar uma planta de mesas e cadeiras mais adequada para você.

Instruções

Crie uma planta adequada para seus clientes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Faça uma contabilização semanal das pessoas por mesa. Identifique quantos casais - ou duas pessoas -, bem como pessoas que sentam nas mesas para três e quatro lugares frequentam seu restaurante.

    Loading...
  2. Calcule as porcentagens. Divida o número de mesas para dois que você teve com a quantidade total de clientes semanais. Por exemplo, 100 mesas para dois divididas por 300 clientes totais. O cálculo determina que 33 por cento - ou um terço do seu total de clientes semanais - dos clientes sentam em mesas para dois. Pegue as 40 - hipoteticamente - mesas para três que você tinha e divida por 300. O cálculo determina que 13 por cento do seu total de clientes semanais sentam em mesas para três pessoas. Continue estes cálculos até que você tenha todas as percentagens necessárias.

  3. Identifique quantas mesas para duas, quatro pessoas - e assim por diante - você tem em seu restaurante para determinar se você precisa aumentar ou diminuir os tamanhos das mesas para atender às necessidades dos seus clientes. Por exemplo, enquanto mesas para dois podem ser unidas para fazer uma mesa grande, sua empresa pode se beneficiar da compra de mais mesas grandes - e reduzir a quantidade de mesas para dois - caso você atenda eventos maiores.

  4. Alinhe o perímetro das paredes com mesas menores para duas pessoas e coloque mesas para quatro pessoas no centro para um movimento ideal entre clientes e funcionários. Situe as mesas maiores na parte de trás do piso ou em locais especializados para evitar sobrecarregar a área principal.

  5. Certifique-se que todas as mesas têm espaço suficiente para as pessoas se movimentarem ao redor. Deixe pelo menos um corredor com 0,6 metros de largura para atendentes e clientes se movimentarem confortavelmente. Certifique-se que cada assento da mesa acomoda um mínimo de 0,2 metros quadrados de espaço pessoal para cada convidado sentado. Além disso, permita um espaço de 56 centímetros entre os encostos dos bancos e 91 centímetros de espaço entre um assento e uma parede fixa.

Loading...

O que você precisa

  • Computador
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...