O que é uma porta D-Sub?
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
As portas D-Sub são usadas para conectar dispositivos externos a um computador. São um método de conexão mais antigo, mas alguns computadores modernos ainda as usam. Essas portas estão sendo substituídas gradualmente por métodos de conexão mais eficientes, como USB e FireWire.
Portas de computador
Uma porta é um ponto de conexão elétrico da parte externa de um gabinete de computador. As portas conectam os dispositivos diretamente à placa-mãe, que é a placa principal do computador. Alguns dos dispositivos mais comuns que se conectam ao computador através de portas são o monitor, o mouse, o teclado e a impressora. Algumas portas conectam um tipo específico de dispositivo, como a VGA, que é usada apenas pelo monitor. Outras, como as portas USB, são portas genéricas, que podem ser usadas para se conectar vários tipos de dispositivos, como câmeras, joysticks e celulares.
Conectores D-Sub
O termo D-Sub significa "D-Subminiature", ou conector subminiatura em D. Esses conectores foram criados na década de 1950, e ainda são usados nos computadores modernos. Possuem o formato de uma letra D na horizontal, sendo que um dos lados é ligeiramente maior que o outro. Devido ao formato, há apenas um jeito de conectá-lo. Todos os conectores deste tipo possuem um escudo metálico que cerca duas ou mais fileiras de pinos (macho) ou buracos (fêmea). O número de pinos ou buracos dos conectores D-Sub varia entre nove e 100.
Vantagens e desvantagens
Uma das vantagens das portas D-Sub é que possuem buracos com rosca de ambos os lados, que prendem os parafusos dos cabos D-Sub machos. Desta forma, a conexão é sólida e confiável. Outra vantagem é que as portas multi-pinos permitem que sejam ligados fios para diversos propósitos e de várias formas, e os conectores são muito baratos. As desvantagens é que as portas são largas e não possuem fios ou linhas de força. As portas D-Sub possuem linhas de dados e de comunicação, mas um dispositivo conectado a ela precisa de uma fonte de alimentação separada. As portas USB substituíram muitas das portas D-Sub por serem muito menores, possuírem cabeamento padronizado e linhas de energia, para alimentar os dispositivos conectados a elas.
Portas D-Sub comuns
Dois tipos de portas D-Sub ainda são usadas. A primeira é a porta VGA, ou de monitor. É um conector fêmea D-Sub que possui uma superfície plana e quinze buracos, divididos em três linhas. A segunda é a porta serial de nove pinos, ou DE-9. É um conector fêmea D-Sub que possui nove buracos divididos em duas linhas. Ela se chama "serial" porque os dados são transferidos e recebidos um "pedaço" por vez, ao longo de duas linhas. Essa porta é uma porta genérica, e é o tipo de porta que foi, em grande parte, substituída pela porta USB.
Referências
Sobre o Autor
Peter Syslo began freelancing in 2007. He has written reviews of horror films at the website Infernal Dreams and he continues to review film and related media on his blog, Cinebyte. Syslo holds a Bachelor of Science in psychology and music therapy from Marywood University.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images