×
Loading ...

Posso usar uma antena externa comum para captar sinal de TV Digital?

Considerando que nenhum tipo diferente de tecnologia desenvolvida para antenas foi lançado no mercado quando ocorreu a mudança do sinal analógico para o digital, é possível usar uma antena externa comum para captar sinal de TV Digital. No entanto, em alguns casos, será preciso fazer alguns poucos ajustes para que os canais abertos possam ser assistidos.

Antena externa instalada em um telhado (antenne image by thierry planche from Fotolia.com)

Conversor digital

Se a pessoa possui uma televisão com conversor digital embutido, basta procurar os canais para ver a nova programação em formato digital. Caso o televisor seja analógico, será preciso comprar e instalar um conversor digital para mudar o respectivo sinal para analógico para que o conteúdo da programação possa ser visualizado nesse tipo de TV. O site Brasiltvdigital criou um guia para o uso de conversores digitais (ver Recursos).

Loading...

Quando mudar para a nova tecnologia

De acordo com o site de dúvidas DTV, algumas emissoras trocaram as frequências do sinal depois da conversão digital. Se tiver uma antena de alta frequência que pega todos os canais regionais, talvez seja necessário comprar uma de ultra frequência ou outra que tenha os dois sistemas VHF/UHF para captar os mesmos canais que você costumava assistir.

Resolver problemas de conexão

Acesse o "medidor de intensidade de sinal" do seu conversor digital assim que ajustar a posição da antena. Quando o medidor mostrar uma intensidade de sinal elevada, fixe a antena no lugar. É recomendo procurar pelos canais novamente quando a antena for colocada em uma posição diferente. Assim que as novas conexões estiverem estabelecidas, sempre procure por outros canais, porque sempre aparecem novas emissoras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...